Abaixo da linha vermelha. Dívida pública nos 118,9% este ano
Os números constam de um relatório do INE e apontam para um rácio da dívida pública abaixo dos 120% já este ano. A previsão do défice mantém-se nos 1,9%.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) publicou esta sexta-feira no site a segunda notificação relativa ao Procedimento dos Défices Excessivos (PDE) que vai enviar ao Eurostat.
Nessa notificação, há uma revisão de uma décima do défice previsto para 2021 (de 2,8% para 2,9%), tendo a dívida pública ficado nos 125,5% do PIB.
Mas a grande novidade está na previsão para este ano (as previsões já são da responsabilidade do Ministério das Finanças). Se para o défice mantém-se a meta prevista de 1,9%, para a dívida pública há uma surpresa.
O rácio da dívida pública em percentagem do PIB vai ser de 118,9%, um valor abaixo da barreira psicológica dos 120%. Existe uma prática não oficial nos mercados de dividir os países mais ou menos endividados consoante o seu rácio de dívida esteja acima ou abaixo da fasquia dos 120%.
O ministro das Finanças já tinha confirmado que o rácio este ano ficaria abaixo dos 120%, mas sem adiantar valores. Os 118,9% agora revelados também ficam abaixo da meta dos 120,7% inscritos no Orçamento do Estado para 2022 e abaixo dos 120,8% estimados no Programa de Estabilidade.
A dívida abaixo das fasquia dos 120% é um sinal importante que o país dá aos credores, numa altura em que no mercado secundário a yield das obrigações a dez anos já superou a fasquia dos 3%, refletindo os aumentos de juro do Banco Central Europeu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Abaixo da linha vermelha. Dívida pública nos 118,9% este ano
{{ noCommentsLabel }}