Wall Street abre em queda e caminha para mínimos de junho

Agressividade da política monetária da Reserva Federal está a afastar investidores dos Estados Unidos, devido aos receios sobre economia e resultados das empresas.

Os índices bolsistas norte-americanos voltaram a abrir a sessão em terreno negativo. Em causa estão os receios dos investidores relativamente à economia dos Estados Unidos, por causa da política restritiva da Reserva Federal (Fed). Os índices norte-americanos caminham para mínimos de junho.

Na abertura, a maior descida estava por conta do índice tecnológico Nasdaq, que cedia 1,03% (10.952,69 pontos). O S&P 500 caía 0,82% (3.727,14 pontos), enquanto a praça industrial Dow Jones perdia 0,40%.

Embora a subida das taxas de juro em 75 pontos base, anunciada na quarta-feira, fosse aguardada pelos investidores há várias semanas, o mercado está a ser assombrado pela perspetiva de aumentos mais agressivos da parte da Fed para travar a inflação. Em 2023, a taxa de juro de referência poderá atingir os 4,60%.

Ao assumir uma política monetária mais restritiva e com menos liquidez no mercado, a Fed poderá atirar a economia norte-americana para um cenário de recessão. A situação tem penalizado os índices norte-americanos nos últimos dias.

“Enquanto caminhamos para uma inflação mais baixa e uma desaceleração da economia — provavelmente não está a cair de um precipício –, até certo ponto, isso não será visto como boas notícias para os investidores, que estão a tentar passar por este período de transição o mais depressa possível”, comenta Rick Meckler, sócio da Cherry Lane Investments, citado pela Reuters.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street abre em queda e caminha para mínimos de junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião