Zurich lança programa de bem-estar mental nas escolas

A iniciativa prevê envolver mais de 42 mil estudantes do 3.º ciclo, com idades entre os 12 e os 15 anos, cerca de 800 professores e 2.105 famílias.

A Zurich acaba de lançar um programa de bem-estar mental nas escolas, denominado “Ao teu lado”. O objetivo do programa é preparar melhor os jovens, através do desenvolvimento de competências de regulação emocional que contribuam para estilos de vida mentalmente mais equilibrados. O programa, que numa fase de lançamento conta com mais de 100 escolas públicas inscritas, vai envolver mais de 42 mil alunos do 3.º ciclo, com idades entre os 12 e os 15 anos, cerca de 800 professores e 2.105 famílias. A iniciativa decorrerá de 2022 a 2026, em Portugal.

“Acreditamos num mundo onde cada jovem é apoiado a cuidar proativamente do seu bem-estar mental, que é a base para a maioria das conquistas possíveis na vida. As escolas desempenham um papel fundamental para capacitar os jovens e dar-lhes os recursos essenciais que precisam para expressarem como se sentem e procurarem apoio sempre que necessário. O reconhecimento da necessidade de prevenção pelo sistema de ensino português, bem como a promoção do bem-estar mental dos jovens são fundamentais para criar impacto da forma mais sustentável possível”, afirma Sofyen Khalfaoui, gestor de projetos de melhoria de bem-estar mental da Z Zurich Foundation, em comunicado.

O programa divide-se em duas fases. A primeira, que decorre no ano letivo 2022/2023, compreende a realização de sessões de grupo com alunos, famílias, professores e funcionários das escolas, com vista à consciencialização sobre o bem-estar mental e a necessidade de estar alerta para entender os primeiros sinais e sintomas.

Na segunda fase, durante os anos letivos 2023/2024, 2024/2025 e 2025/2026, serão desenvolvidos programas de intervenção para dois grupos distintos: um para adolescentes e outro para professores. No caso dos adolescentes, o foco vai estar na promoção de estratégias de regulação das emoções, enquanto para os professores, o objetivo vai passar pelo reforço das estratégias de regulação das emoções, promovendo o recurso a estratégias de regulação emocional adaptativas, na hora de enfrentar dificuldades emocionais ou problemas de relacionamento com os alunos.

Além das ações nas escolas, ao longo dos quatro anos, a equipa dedicada ao programa ‘Ao teu lado’ vai produzir conhecimento científico para posterior partilha com o público em geral.

“O bem-estar mental é um tema que acarinhamos muito na Zurich junto dos nossos colaboradores e das comunidades onde fazemos voluntariado. Com este projeto, vamos chegar a mais de 42 mil portugueses, explicar-lhes como prevenir comportamentos de risco relacionados com o bem-estar mental e, assim, aumentar o seu bem-estar e qualidade de vida”, refere António Bico, CEO da Zurich em Portugal.

O programa “Ao teu lado” é financiado pela Z Zurich Foundation, gerido pela Zurich Portugal e Missão Azul e implementado pela EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, em parceria com a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo – Comportamental (UPC3) da Universidade de Coimbra.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Zurich lança programa de bem-estar mental nas escolas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião