BCP diz que foi alvo de ciberataque por “entidades mal intencionadas” a partir do exterior

“Entidades mal-intencionadas, a partir do exterior, estão a dirigir intensos e não legítimos pedidos ao site e às apps do banco”. BCP assegura que clientes já acedem às plataformas sem dificuldades.

O BCP BCP 0,00% está a ser alvo de um ciberataque de “entidades mal-intencionadas” que, a partir do exterior, estão “a dirigir intensos e não legítimos pedidos ao site e às apps do banco”, adianta fonte oficial ao ECO.

O site e a aplicação de telemóvel registaram limitações no acesso no início da tarde. O banco esclarece agora que está a ser atacado por entidades de fora do país, mas assegura que a grande parte dos clientes já acede sem problemas às suas plataformas online e mobile.

“A partir das 14h00 de hoje, entidades mal-intencionadas, a partir do exterior, estão dirigir intensos e não legítimos pedidos ao site e às apps do banco, dificultando e pontualmente impedindo, dessa forma, o acesso dos clientes”, refere a instituição financeira ao ECO, assegurando que “tomou as medidas necessárias para mitigar os efeitos referidos e a generalidade dos clientes já está a aceder sem dificuldades“.

Num primeiro esclarecimento, já depois da notícia do ECO, o banco disse que tinha detetado a origem do problema e que contava restabelecer os serviços brevemente. “Houve um problema no início da tarde com as comunicações que afetou o acesso ao site e à app do Millennium bcp. Já está diagnosticado e o serviço deve ser restabelecido dentro em breve”.

O site Downdetector, frequentemente usado pelos utilizadores para reportarem falhas, dá conta de dezenas de notificações nas últimas horas (a partir das 13h24) relacionadas, entre outros, com problemas no mobile banking e no login no homebanking. Também há reportes de problemas com o ActivoBank, o banco online do BCP, a partir sensivelmente da mesma altura.

Este é o último ataque cibernético a grandes empresas portuguesas, depois da TAP, Impresa (dona da Sic e Expresso) e Vodafone, e ainda outros meios de comunicação como a agência Lusa e Newsplex (Sol e i).

(Notícia atualizada pela última vez às 16h46)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP diz que foi alvo de ciberataque por “entidades mal intencionadas” a partir do exterior

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião