SRS Legal contrata consultora externa para escolher novo managing partner

Pedro Rebelo de Sousa disse à Advocatus que o seu sucessor será escolhido até Junho. Consultora externa vai selecionar os sócios com mais perfil. Nova imagem marca uma "mudança e o fim de um ciclo".

A SRS Advogados — agora SRS Legal — está já a preparar o processo de transição geracional da firma. Em declarações exclusivas à Advocatus, o ainda managing partner Pedro Rebelo de Sousa, explicou que foi contratada uma consultora externa que está a avaliar o perfil dos sócios do escritório que possam se enquadrar no cargo que é de gestão e não jurídico.

“O sucessor vai ser eleito até junho do ano que vem, depois de um processo de seleção que já está em curso, feito por consultores externos à SRS”, explicou Pedro Rebelo de Sousa, à Advocatus. “Será partilhado com os demais, num formato que é inédito”, disse.

A SRS acaba de assinalar o seu 30.º aniversário e de renovar a sua imagem. A partir desta quarta-feira, a SRS Advogados passa a ser SRS Legal e com a assinatura de marca: “About Law. Around People”, acompanhando a presença global da sociedade, presente em quatro continentes, oito localizações (fora de Portugal, onde está presente em Lisboa, Porto e Madeira) e dez desks. A apresentação da nova imagem e marca realizou-se esta quarta-feira, no Convento do Beato, em Lisboa.

Esta é uma fase em que se fecha um ciclo, que está muito bem identificado no que toca aos protagonistas. E não sou só eu, mas também os outros sócios mais velhos. Estamos na passagem de testemunho com esta SRS, cuja imagem pretende apenas transmitir uma diferença estratégica naquilo que para nós são os objetivos de uma sociedade do séculko XXI, que tem que enfrentar o mundo digital e que tem de enfrentar a grande dialética da globalização/localização que a crise pandémica e depois a guerra veio ainda exacerbar. E, acima de tudo, um conjunto de gente mais nova, com um olhar diferente”, disse ainda Rebelo de Sousa.

“A forma como pensamos e agimos governa as nossas relações com todos os stakeholders, sempre com os interesses dos nossos clientes em mente. Acreditamos que esta forma de estar – em torno das pessoas – é um pilar decisivo para a continuação do nosso sucesso e um traço comum a todos os que trabalham na SRS. Tentámos ser sempre inovadores! É nossa firme convicção que, por colocarmos em prática estes valores, criamos valor acrescentado para os nossos clientes, colaboradores, sócios, parceiros de negócio, para a SRS e para tudo o que nos rodeia“, explica a apresentação a que o ECO/Advocatus teve acesso.

A nova ‘imagem da SRS, feita pela 9 Creative Connected Communication, defende que os novos valores do escritório, segundo comunicado oficial, assentam na Agilidade, Empatia, Inovação e Sustentabilidade: “Agilidade nos processos e forma de estar; Empatia nas conexões humanas – mesmo num mundo cada vez mais tecnológico; Inovação no modo de pensar diferente e na ambição; Sustentabilidade porque as políticas ESG são uma prioridade rumo a um futuro mais consciente”.

Já em abril deste ano, o managing partner dizia, em entrevista à Advocatus, que “uma sucessão não é dinástica. Ou seja, ninguém escolhe, nem eu nem ninguém dentro do escritório, o managing partner. O que nós fizemos e estamos a fazer neste momento é um processo com o apoio de consultores, que é um projeto de desenvolvimento de lideranças de modo transversal. Ou seja, nós chegamos à conclusão que não é só a liderança do escritório mas são as lideranças a níveis departamentais, de tal forma que é dar um passo que é crítico para, no fundo, atrair/reter e, naturalmente, desenvolver os talentos que já tem e que envolve todos os sócios. Vai decorrer durante os próximos dois anos, aproximadamente, e isso vai dar perspetivas de carreiras a cada um deles”.

O escritório foi um dos primeiros, na estrutura de arranque, com três parceiros internacionais líderes nas suas jurisdições, bem como a ter associação com uma City Law Firm, a Simmons & Simmons. Conheceu múltiplas alianças que culminaram na criação de
uma sociedade independente, a sociedade Rebelo de Sousa & Advogados Associados. Pelo caminho, realizaram projetos na Ucrânia, Rússia e Bielorrússia, atuaram em direito europeu em Bruxelas e Luxemburgo, as primeiras privatizações, IPO, Securitizações, M&A, PPP e Arbitragens. Passaram a ter presença na Madeira, Porto, Luanda, Macau, Malta e Maputo, onde atualmente mantêm alianças locais, assim como um escritório representativo em Singapura

Desenvolveram ainda desks com o Brasil e, mais recentemente, com a Alemanha. Por mais de 20 anos, têm defendido uma política de Responsabilidade Social e Ambiental e um instrumento (LexDebata) de formação interna e externa com parcerias internacionais.

Em 2011, juntou-se à SRS a equipa da Soares Machado & Associados, com uma atividade muito centrada no Contencioso e Arbitragem. Em 2016, concluíram uma aliança estratégica com a RCF-PI, um dos maiores e mais antigos escritórios de propriedade intelectual a operar em Portugal, com forte componente internacional. Em 2020, juntou-se à SRS a Equipa da sociedade AAA.

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

SRS Legal contrata consultora externa para escolher novo managing partner

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião