Pfizer tenciona quadruplicar preço da vacina Covid nos EUA

A farmacêutica norte-americana Pfizer tenciona quadruplicar o preço da sua vacina contra a Covid-19 para cerca de 110 a 130 dólares por dose nos Estados Unidos.

A farmacêutica Pfizer tenciona quadruplicar o preço da sua vacina contra a Covid-19 para cerca de 110 a 130 dólares por dose (entre 112,50 euros a 133 euros à taxa de câmbio atual), após o atual programa de compras do Governo norte-americano expirar, revelou a presidente executiva da Pfizer.

A administração norte-americana paga atualmente cerca de 30 dólares por dose de vacina contra a Covid (cerca de 30,70 euros) ao consórcio BioNTech/Pfizer, de acordo com a Reuters. Contudo, se atualmente a vacina é disponibilizada gratuitamente a todos os cidadãos norte-americanos, em 2023 é expectável que a vacina seja apenas gratuita para as pessoas que têm seguro de saúde privado ou seguro pago pelo Governo norte-americano.

“Estamos confiantes de que o preço da vacina Covid-19 nos EUA reflete sua relação custo-benefício geral e que o preço não será uma barreira para o acesso dos pacientes”, afirmou a presidente executiva da Pfizer, Angela Lukin.

Segundo a Reuters, este aumento de preço já era expectável na sequência da fraca procura de vacinas contra a Covid-19, nomeadamente no que toca às doses de reforço dirigidas à variante Ómicron, dado que as farmacêuticas querem atingir os seus objetivos de receitas para 2023 e para os anos seguintes.

Nas primeiras semanas em que começaram a ser administradas as vacinas contra esta variante, foram vacinadas cerca de 14,8 milhões de pessoas nos Estados Unidos, valor que compara com os mais de 22 milhões de norte-americanos vacinados nas primeiras seis semanas de reforço vacinal em 2021, isto apesar de apenas os mais idosos e pessoas que sofrem de imunossupressão serem considerados elegíveis naquele período.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pfizer tenciona quadruplicar preço da vacina Covid nos EUA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião