PGR angolana desbloqueia venda do EuroBic por Isabel dos Santos

  • ECO
  • 21 Outubro 2022

Empresária autorizada a pagar dívidas, através das contas bancárias arrestadas, às sociedades Finisantoro Holding Limited e Santoro Financial Holding, onde detém participação de 42,5% no EuroBic.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) autorizou Isabel dos Santos a realizar pagamentos de dívidas, através das contas bancárias arrestadas no âmbito do Luanda Leaks, às sociedades Finisantoro Holding Limited e Santoro Financial Holding através das quais a empresária detém uma participação de 42,5% no EuroBic, avança o Jornal Económico (acesso pago).

Recorde-se que o negócio estava dependente da decisão da Justiça angolana por forma a permitir a regularização societária destas duas empresas, tal como noticiou o ECO. De acordo com o mesmo jornal, a PGR angolana já comunicou esta decisão aos advogados da filha de José Eduardo dos Santos, sendo que a autorização dos pagamentos tem um montante máximo de 50 milhões de euros, que servirão para pagar dívidas ao fisco, segurança social e aos próprios advogados.

De acordo com o Jornal Económico, a oferta do Abanca pelo EuroBic situa-se em cerca de 210 milhões de euros. O valor já terá sido aceite por Fernando Teles, o segundo maior acionista, com 37,5%, e outros acionistas angolanos como Luís Cortez dos Santos, Manuel Pinheiro Fernandes e Sebastião Lavrador (cada um com 5% do capital). O Eurobic regressou aos lucros em 2021, fechando o ano passado com um resultado de 7,5 milhões de euros, depois dos prejuízos de cinco milhões em 2020.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PGR angolana desbloqueia venda do EuroBic por Isabel dos Santos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião