Santander Totta mais que duplica lucros para 385,1 milhões até setembro

Resultado líquido do Santander Totta cresceu quase 124% até setembro, face ao ano passado. Banco justifica subida com custo não recorrente registado em 2021 e que já não se verifica.

O Santander Totta viu o resultado líquido até setembro disparar 123,7%, para 385,1 milhões de euros, em comparação com os mesmos nove meses do ano passado.

O banco diz que a subida está relacionada com o “encargo extraordinário” de 164,5 milhões de euros registado no primeiro trimestre do ano passado, relacionado com o plano de saídas de trabalhadores. Um custo não recorrente que não se verifica este ano.

Numa nota, o CEO, Pedro Castro e Almeida, diz que “a concessão de crédito manteve-se estável” ao longo deste ano e que os recursos “registaram um ligeiro crescimento, impulsionado pelos depósitos”.

“Acompanhamos a situação atual de perto e dispomos de uma estrutura sólida, próxima e de mecanismos apropriados para gerir os impactos da incerteza económica global, e com uma preocupação particular para com os nossos colaboradores, tendo lançado já este mês um conjunto de medidas de apoio financeiro com vista a mitigar os impactos da inflação na perda de rendimento disponível dos seus agregados familiares”, avança o gestor.

A margem financeira do banco ascendeu a 547,9 milhões de euros até setembro, um recuo de 1,9% em termos homólogos. Reflete, “por um lado, o contexto concorrencial competitivo, que continuou a pressionar em baixa os spreads de crédito e, por outro, a alteração da composição relativa da carteira de crédito, fruto do maior dinamismo do crédito hipotecário”, segundo a empresa, que informa ainda que “a subida das taxas de juro é ainda recente para produzir um impacto material nesta rubrica das receitas”.

Já o produto bancário fixou-se em 933,6 milhões de euros, uma descida de 9%, “Esta evolução foi, em grande medida, explicada pela evolução dos resultados em operações financeiras, que se reduziram em 80% face ao período homólogo, quando tinham atingido um valor muito elevado, fruto da gestão da carteira de títulos”, lê-se no comunicado com os resultados.

Os recursos de clientes cresceram 1,2%, para 46,7 mil milhões de euros, “com o contributo dos depósitos (+3,6% face a setembro de 2021) a ser parcialmente anulado pela dinâmica de recursos fora do balanço, que retraíram 10,3% no mesmo período, fruto do contexto nos mercados internacionais”. Enquanto isso, o total de crédito a clientes recuou 0,1%, para 43,5 mil milhões. O banco informa também que 61% da base de clientes é digital.

Nos primeiros nove meses de 2022, o Santander Totta incorreu ainda em custos operacionais de 364,5 milhões. Foi uma redução de 13,6% face a 2021, uma melhoria relacionada com a redução de 16,1% nos custos com pessoal.

(Notícia pela última vez às 9h42)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Santander Totta mais que duplica lucros para 385,1 milhões até setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião