Audere Investments está em negociações para comprar a capital de risco do BPI

A Inter-Risco, uma das empresas selecionadas para o programa Consolidar do Banco Português de Fomento, investiu mais de 200 milhões de euros no mercado ibérico em mais de 100 empresas.

A Audere Investments de Juan Carlos Felix está em negociações para comprar a sociedade de capital de risco do BPI, apurou o ECO. A venda da Inter-Risco enquadra-se no objetivo do banco detido pelo CaixaBank de sair da área do private equity, que já não é considerada estratégica.

À venda está a quase totalidade da sociedade de capital de risco, embora a equipa de gestão fique com uma pequena participação, noticiou no início de outubro o Jornal Económico (acesso pago). O processo foi iniciado há dois anos, sabe o ECO, e tem por base a necessidade de aliviar o consumo de capital da instituição liderado por João Pedro Oliveira e Costa, que não comenta o processo.

A Inter-Risco, uma das empresas selecionadas para o programa Consolidar do Banco Português de Fomento, investiu mais de 200 milhões de euros no mercado ibérico em mais de 100 empresas ao longo dos últimos 20 anos. É constituída por três fundos: Caravela, Inter-Risco II e Inter-Risco II CI.

O Fundo Caravela foi constituído em 2003 com 30 milhões de euros, mas já está em fase de desinvestimento, já que o período de investimento terminou em junho de 2007. Estava dirigido a investimentos de expansão e build-up em PME nacionais e foi subscrito pelo BPI, como sponsor, o Fundo Europeu de Investimento (FEI) como co-sponsor, o IAPMEI e a Fundação Calouste Gulbenkian.

Uma das empresas nas quais este fundo investiu foi a NewCoffee, uma empresa de torrefação e comercialização, na qual detém uma participação de 22%, indica a sociedade no seu site.

Já o Fundo Inter-Risco II foi constituído em 2010 com 81,5 milhões de euros de capital, estando também direcionando para investimentos de buyout e build-up no mercado das PME portuguesas não cotadas, com um volume de negócios até 100 milhões de euros. Este fundo, que também já está em fase de maturação ou desinvestimento (o período de investimento encerrou em 2015), realizou seis investimentos âncora, em seis indústrias distintas e tem o BPI como sponsor, e o FEI e a Fundação Calouste Gulbenkian como investidores.

Este fundo tem, desde 2013, uma participação de 100% nos Just Stay Hotels, de 66,3% na ENC Energy e de 51% na Mecwide, uma empresa de serviços de engenharia especializada. Já a participação de 49% no Onevet Group remonta a 2012.

Finalmente, o Fundo Inter-Risco II CI de 30 milhões de euros foi integralmente subscrito pelo BPI e pela Inter-Risco, e “teve por finalidade a realização de investimentos e desinvestimentos em paralelo com o Fundo Inter-Risco II, até ao término do período de investimento deste”, explica o site da capital de risco.

“Após esse período, que terminou em 2015, o Fundo realizou dois novos investimentos de forma autónoma, terminando o seu período de investimento, com cinco investimentos no seu portfolio”, pode ler-se ainda no site. Também este fundo já encerrou o seu período de investimento (em 2016) e está agora em fase de maturação ou desinvestimento das suas participações. Tem participações nas mesmas empresas do fundo anterior (exceto no Onevet Group), mas também na Catari, uma empresa de produção e comercialização de andaimes (40,7%).

O ECO contactou o BPI, mas este optou por não fazer comentários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Audere Investments está em negociações para comprar a capital de risco do BPI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião