Portugal tem cinco novos centros de tecnologia e inovação

Portugal já tem 31 centros de tecnologia e inovação de norte a sul do país. O ECO preparou-lhe um mapa interativo. Veja o que fica mais perto de si.

Existem em Portugal cinco novos centros de tecnologia e inovação. A ANI – Agência Nacional de Inovação recomendou ao Ministério da Economia o alargamento da lista existente, sugestão que foi aceite. Assim, Portugal passou a dispor de 31 centros.

Os centros de tecnologia e inovação são os sucessores dos centros tecnológicos e dos centros de interface, e dedicam-se à produção, difusão e transmissão de conhecimento, orientado para as empresas e para a criação de valor económico, contribuindo para a prossecução de objetivos de política pública.

Além disso, têm a sua atuação orientada para as necessidades do mercado, procurando contribuir para dar resposta a desafios como a dupla transição verde e digital, procurando, “em proximidade com o tecido empresarial, dinamizar a investigação aplicada e a inovação, promovendo a qualificação da oferta empresarial, sobretudo das pequenas e médias empresas, e a internacionalização da economia, de modo a potenciar a sua capacidade concorrencial externa, através da melhoria da qualidade dos produtos e processos, potenciando os fatores que promovem a produtividade”, de acordo com o decreto-lei que estabelece o seu regime jurídico.

As fontes de receita destes centros são contribuições, subsídios e subvenções do Estado, mas também fundos europeus. Por isso, são sujeitos a avaliações periódicas em função das quais podem ser decididas alterações ao financiamento público inicialmente estabelecido, integralmente financiado por verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ou outras fontes de financiamento com origem em fundos comunitários.

Associação CCG/zgdv – Centro de Computação Gráfica; STAR Institute – Associação de Investigação, Ciência e Tecnologias Aplicadas; RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e do Papel; Associação CiTin – Centro de Interface Tecnológico Industrial e SEAPOWER – Associação para o Desenvolvimento da Economia do Mar são os cinco novos centros que a ANI recomendou que fossem reconhecidas depois de analisar as suas candidaturas e por entender que atendendo às suas especificidades também devem ter este estatuto.

A lista completa foi publicada esta quarta-feira em Diário da República, atualizando assim o despacho assinado pelo secretário de Estado da Economia, João Neves, a 5 de agosto deste ano.

Veja o mapa interativo.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

 

O mapa interativo não está disponível nas aplicações do ECO. Se está a consultar este artigo através de uma aplicação, carregue aqui para ver o mapa diretamente no seu browser.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal tem cinco novos centros de tecnologia e inovação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião