Preço médio semanal da ERSE cai 4,3% para gasóleo e sobe 1,3% para gasolina

  • Lusa
  • 7 Novembro 2022

O preço médio semanal dos combustíveis, calculado pelo regulador, desce, esta semana, 4,3% para o gasóleo e sobe 1,3% para a gasolina.

O preço médio semanal dos combustíveis, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), desce, esta semana, 4,3% para o gasóleo e sobe 1,3% para a gasolina, segundo um relatório esta segunda-feira divulgado pela entidade.

Assim, de acordo com a informação do Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público, publicado esta segumda-feira pela ERSE, “para a semana de 7 a 13 de novembro, o Preço Eficiente antes de impostos é de 1,056 euros/l [euros por litro] para a gasolina 95 simples e de 1,276 euros/l para o gasóleo simples”, sendo que, “após impostos, o Preço Eficiente fica nos 1,902 euros/l e nos 1,942 euros/l, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente”.

A ERSE revelou também que “o Preço Eficiente registou uma atualização, face à semana passada de +1,3%, para a gasolina e de -4,3% para o gasóleo” tendo em conta a “variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em +4,1% e do gasóleo simples em -3,8%” e a “atualização da componente de impostos”.

O preço eficiente “é um preço médio semanal determinado pela ERSE e resulta da soma das seguintes componentes: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos”, segundo a ERSE.

Por outro lado, relativamente à semana anterior (31 de outubro a 06 de novembro), “verificou-se que a média dos Preços de Venda ao Público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 1,2 cent/l [cêntimos por litro] abaixo do Preço Eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 2,4 cent/l, abaixo no caso do gasóleo simples”.

Ou seja, indicou o regulador, “em termos percentuais, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 0,7% abaixo do Preço Eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 1,2% abaixo do Preço Eficiente”.

A entidade destacou que, “relativamente à semana anterior”, no que respeita aos preços com descontos que são preços médios publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) “a gasolina 95 simples apresentou um desvio de -3,4% face ao Preço Eficiente e o gasóleo simples de -4,7%”.

Assim, “em termos absolutos, estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples, em -6,4 cent/l, e para o gasóleo simples, em -9,2 cent/l, abaixo dos respetivos Preços Eficientes”.

Esta semana, a gasolina subiu e o gasóleo desceu, de acordo com as estimativas publicadas pela comunicação social.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço médio semanal da ERSE cai 4,3% para gasóleo e sobe 1,3% para gasolina

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião