PJ faz mais de 30 buscas. Isaltino e Câmara de Oeiras e Odivelas entre os visados

A Polícia Judiciária estava a levar a cabo mais de 30 buscas a casas, empresas e às Câmaras Municipais de Oeiras e de Odivelas, avançou a CNN Portugal. Um dos principais visados é Isaltino Morais.

A Polícia Judiciária (PJ) realizou mais de 30 buscas a casas, empresas e às Câmaras Municipais de Oeiras e Odivelas, avançou a CNN Portugal. Um dos principais visados é o atual presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais. Nesta operação estão envolvidos cerca de 100 elementos da PJ.

Em causa estão suspeitas de crimes de corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio e prevaricação devido a questões relacionadas com projetos empresariais e imobiliários e de esquemas com “contratações fictícias de prestações de serviços para autarquias, com vista à apropriação ilícita de dinheiros públicos para proveito pessoal e para o financiamento de estruturas do PSD através dos chamados “sacos azuis””, explicou o canal de televisão.

Em comunicado divulgado, a PJ confirma que, no desenvolvimento de uma investigação relativa a “procedimentos de contratação pública realizados por diversas autarquias locais, procedeu à realização de quinze buscas domiciliárias e não domiciliárias, designadamente, em duas Câmaras Municipais, uma Junta de Freguesia, em treze empresas e em nove residências, todas situadas na área Metropolitana de Lisboa”.

“Está em causa uma investigação em que se visa apurar a eventual prática de crime de corrupção ativa e passiva para ato ilícito, de participação económica em negócio e de prevaricação”, pode ler-se ainda na nota, que não especifica quais as autarquias em causa.

Questionada pela agência Lusa, fonte da Câmara Municipal de Oeiras confirmou que foram efetuadas buscas na autarquia, “tendo sido prestado todo o apoio necessário ao bom andamento das mesmas”.

De acordo com a PJ, a operação em curso e as buscas agora realizadas “visam a recolha de elementos indiciários” para esclarecimento de factos que estão a ser alvo de um “inquérito titulado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Lisboa – 1.ª Secção, relacionados com contratação de prestação de serviços, contratação de recursos humanos e adjudicações suspeitas”.

Na operação desencadeada pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção, com a colaboração de outras Unidades da PJ, participaram também investigadores, peritos financeiros e informáticos.

De acordo com aquela força policial, após a realização dos competentes exames e intervenção pericial, a investigação irá prosseguir “visando o cabal esclarecimento dos factos que integram o objeto do inquérito, o apuramento da verdade e a célere conclusão da investigação”.

Questionada pela Lusa, fonte da Procuradoria-Geral da República confirmou “apenas a realização de diligências no âmbito de um inquérito dirigido pelo DIAP Regional de Lisboa”. Nesta investigação, o Ministério Público é coadjuvado pela Polícia Judiciária, revela ainda a mesma fonte.

O canal de televisão CNN Portugal referiu que além do presidente de Oeiras, também Rodrigo Gonçalves, membro da comissão política nacional do PSD, é um dos principais alvos desta operação, sendo considerado um angariador de negócios com esquemas ilícitos para as autarquias de Oeiras e Odivelas. Bem como a mulher do membro da comissão política do PSD, estando a decorrer também buscas na Câmara Municipal de Odivelas, onde exerce funções no departamento jurídico.

(Notícia atualizada às 12h12)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PJ faz mais de 30 buscas. Isaltino e Câmara de Oeiras e Odivelas entre os visados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião