Caixa deixa sede dentro de três a quatro anos e procura nova casa

Governo tenciona ficar com o edifício-sede da Caixa em Lisboa. Paulo Macedo adianta que processo de mudança de instalações será “gradual” e demorará três a quatro anos.

O Governo pretende ficar com o edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD) em Lisboa. O CEO do banco público, Paulo Macedo, considera que as atuais instalações não são ajustadas para os serviços centrais da instituição e procura uma nova casa, que poderá ter de ser construída de raiz. O processo será “gradual” e demorará entre três a quatro anos.

“Há uma intenção do Governo de ficar com o edifício da Caixa. O edifício não é para os serviços centrais de um banco. Um edifício com 90 mil metros quadrados não é para os serviços centrais de um banco”, começou por explicar o presidente da CGD na Money Conference, organizada pelo Diário de Notícias, Dinheiro Vivo e TSF.

Paulo Macedo diz que o banco vai libertar-se do edifício porque é “desajustado” e mudar-se para novas instalações que “ainda não estão escolhidas”. “É um processo que será gradual, e que demorará três a quatro anos”, adiantou o responsável.

À tarde, durante a conferência de apresentação dos resultados, Paulo Macedo explicou que o período de transição corresponderá à “demora a comprar um terreno e a construir um edifício e ou encontrar um edifício com espaço significativo”. “Poderá ser muito mais cedo” do que os quatro anos se não tiver de construir um novo edifício, mas “são estas as balizas que existem”, explicou.

A ministra da Presidência revelou na semana passada que o processo de mudança de alguns ministérios para o edifício-sede da Caixa vai arrancar no primeiro trimestre de 2023 e será gradual ao longo da legislatura.

“Ao longo do primeiro trimestre do próximo ano iniciaremos um processo que será gradual ao longo da legislatura e que permita ir concentrando não apenas áreas governativas, mas também reorganizando um conjunto de serviços”, disse Mariana Vieira da Silva no Parlamento no âmbito da discussão da proposta de Orçamento do Estado para 2023.

(Notícia atualizada às 18h16 com declarações na conferência de imprensa)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Caixa deixa sede dentro de três a quatro anos e procura nova casa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião