De guerra a inflação. Já abriu a votação para Palavra do Ano de 2022

Porto Editora anuncia as dez finalistas da iniciativa Palavra do Ano, várias delas relacionadas com o atual contexto económico, como energia, inflação ou juros. Qual sucede a “vacina”, eleita em 2021?

Abusos, ciberataque, energia, guerra, inflação, juros, nuclear, rainha, seca, urgências. Uma destas dez será a Palavra do Ano, um concurso realizado há 13 anos pela Porto Editora, sucedendo desta forma a “vacina”, que foi a mais votada pelos portugueses no ano passado. A votação já arrancou no site da iniciativa.

“A lista de candidatas permite traçar um retrato dos acontecimentos que marcaram a vida coletiva do país e foi elaborada através das sugestões recebidas no site da iniciativa, das pesquisas dos utilizadores feitas na Infopedia e do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Porto Editora”, explica a empresa nortenha.

Antes da escolha de “vacina”, naquele que foi o ano da vacinação em massa contra a Covid-19, estas foram as restantes eleitas pelos portugueses como Palavra do Ano: “saudade” (2020), “violência doméstica (2019), “enfermeiro” (2018), “incêndios” (2017), “geringonça” (2016), “refugiado” (2015), “corrupção” (2014), “bombeiro” (2013), “entroikado” (2012), “austeridade” (2011), “vuvuzela” (2010) e “esmiuçar” (2009).

Veja a lista de 2022 e a contextualização da Porto Editora para as dez nomeadas:

  • Abusos: a Igreja Católica constituiu uma comissão independente para investigar casos de abusos sexuais nas suas instituições, tendo já recebido mais de 400 denúncias.
  • Ciberataque: os ciberataques alcançaram este ano uma dimensão sem precedentes e afetaram gravemente diversos organismos e empresas.
  • Energia: a crise energética causada pela escassez e pela dificuldade de acesso a fontes de energia tem tido um grande impacto na vida das famílias e das empresas.
  • Guerra: a invasão da Ucrânia pela Rússia deu início ao maior conflito militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
  • Inflação: a taxa de inflação superou largamente a dos anos anteriores, atingindo o valor mais elevado desde 1992.
  • Juros: o aumento das taxas de juros está a fazer subir o valor das prestações dos empréstimos bancários, criando dificuldades às famílias e às empresas.
  • Nuclear: o risco de um desastre nuclear tem estado na ordem do dia ao longo de 2022.
  • Rainha: com a morte da rainha Isabel II terminou um dos mais longos reinados da história.
  • Seca: em 2022 o país enfrentou uma das piores secas dos últimos 100 anos.
  • Urgências: foram recorrentes os casos de urgências encerradas em hospitais de todo o país, em especial nos serviços de obstetrícia e pediatria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

De guerra a inflação. Já abriu a votação para Palavra do Ano de 2022

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião