Bolsa prepara-se para contornar embargo europeu ao gás

A maior Bolsa de futuros sobre o gás natural prepara-se para criar um mecanismo que permite contornar o preço máximo para negociar contratos de gás natural impostos pelo mecanismo europeu.

A ICE Endex, a maior plataforma de negociação de contratos derivados de gás natural, anunciou esta sexta-feira mudanças na tomada de ordens dos investidores que negoceiam contratos de gás natural. Esta medida visa garantir o cumprimento de todas as normas associadas ao mecanismo europeu para limitar o preço do gás, que foi aprovado no final do ano passado por parte dos ministros da Energia da União Europeia.

Entre as medidas anunciadas destaca-se a proibição de os investidores submeterem ordens de compra e venda de contratos de futuros de Dutch TTF Natural Gas (que servem de base ao cálculo do gás natural em Portugal e Espanha) acima do preço máximo definido pelo mecanismo europeu, “a menos que os clientes sejam elegíveis para isenções.” Esta medida entrará em vigor já a partir de 15 de fevereiro.

No entanto, a ICE Endex, que está sediada nos Países Baixos, está a preparar-se para lançar um mercado paralelo de negociação de contratos de futuros e opções de TTF (Title Transfer Facility) na sua Bolsa ICE Futures Europe, que tem sede em Londres, a partir de 20 de fevereiro. “Isto proporcionará aos investidores uma opção de negociar no caso de o preço do gás natural subir e o risco de o preço máximo definido pelo mecanismo europeu ser acionado aumentar”, lê-se no comunicado.

Isto significa que os contratos de futuros TTF de gás natural negociados na bolsa ICE Futures Europe espelharão os do ICE Endex, mas não estarão sujeitos ao regulamento do mecanismo europeu e, por arrasto, a sua cotação não estará limitada ao preço máximo (price cap) definido para os contratos TTF de gás natural.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa prepara-se para contornar embargo europeu ao gás

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião