Nos contrata à banca 350 milhões de euros em dívida verde

Operadora colocou montante total de 350 milhões de euros junto de cinco bancos com presença em Portugal, que vence em 2028. Em maio, 70% da dívida será verde.

A Nos NOS 0,15% contratou à banca um financiamento total de 350 milhões de euros com maturidade em 2028 indexado a objetivos de sustentabilidade, anunciou a operadora esta quinta-feira. A meta é reduzir as “emissões de gases com efeito de estufa da operação própria” em “pelo menos 80% até 2025, em relação a 2019”, refere a cotada nacional.

A dívida foi colocada junto de cinco instituições financeiras, entre as quais o BPI, Sabadell Portugal, Santander Totta, Caixa Geral de Depósitos e BCP, e divide-se entre “empréstimos obrigacionistas e programas de papel comercial”.

“As linhas que agora contratamos, além de contribuírem positivamente para a manutenção de um custo médio de financiamento da nossa dívida muito competitivo face às congéneres e promoverem o aumento da maturidade média da dívida, reforçam o alinhamento da estrutura de financiamento com o nosso propósito estratégico de ser uma referência líder em práticas de gestão sustentáveis, a nível nacional e internacional”, explica o administrador financeiro da Nos, José Pedro Pereira da Costa, citado num comunicado onde a empresa dá a conhecer os contornos gerais da operação.

O gestor refere ainda que está previsto para maio o reembolso de 300 milhões de euros de outra emissão obrigacionista, momento a partir do qual “a Nos passará a ter cerca de 70% da dívida contratada indexada a indicadores e objetivos de sustentabilidade”.

Para a Nos, estas operações inserem-se na estratégia de “ligação entre o seu custo de financiamento e o seu desempenho ao nível da sustentabilidade”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nos contrata à banca 350 milhões de euros em dívida verde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião