BCP faz primeira escritura remota
Os documentos foram "assinados digitalmente pelas partes envolvidas", que marcaram presença através de uma videochamada. Depois foram "submetidos em plataforma informática", explica o BCP.
O Millennium BCP concretizou a primeira escritura remota esta sexta-feira. O contrato de crédito à habitação foi feito através de videoconferência, tendo as partes envolvidas assinado digitalmente.
O procedimento “inovador”, diz o banco em comunicado, “foi realizado em parceria com a Plataforma Legal, mediante autenticação dos intervenientes com recurso à Chave Móvel Digital“.
Assim, foi aberta “a possibilidade da realização, através de videoconferência, de atos jurídicos autênticos”. Ao que o ECO apurou, esta modalidade não tem qualquer custo diferente associado.
O BCP explica que, neste novo processo, os documentos foram “assinados digitalmente pelas partes envolvidas”, as quais participaram através de uma videochamada. Depois, os documentos foram “submetidos em plataforma informática, tendo o mesmo valor de prova dos atos realizados presencialmente”.
A partir desta sexta-feira essa forma de escritura remota passa a estar “à disposição dos clientes”, sendo possível iniciar o processo de crédito à habitação através da aplicação do banco, concluindo-o “sem sair de casa”, lê-se no comunicado enviado.
De acordo com o ComparaJá.pt, citado pelo banco português, este é considerado o processo mais rápido do mercado.
(Notícia atualizada às 17h42)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCP faz primeira escritura remota
{{ noCommentsLabel }}