5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 9 Março 2023

INE lança dados sobre indústria e custos de construção de casas. Médicos e CP em greve. Ministério da Educação e sindicatos tentam chegar a acordo. Governo fala sobre aumento do preço dos alimentos.

O INE divulga dados sobre a indústria portuguesa e os custos de construção de novas residências relativos ao mês de janeiro. No mesmo dia em que médicos e maquinistas da CP fazem greve, o Ministério da Educação volta a reunir com os sindicatos e há esperança de chegar a acordo quanto ao modelo de recrutamento e colocação. O BdP divulga dados da atividade económica do país enquanto o Governo fala ao país sobre o aumento do preço dos alimentos.

INE divulga dados sobre a indústria do país…

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta quinta-feira dados sobre a indústria do país relativos ao primeiro mês do ano. O índice explora o volume de negócios, o emprego, as remunerações e as horas trabalhadas no setor. O objetivo do INE é mostrar a evolução do mercado de bens e serviços na indústria e a sua desagregação entre mercado nacional e externo. Em dezembro de 2022 registou-se um crescimento do Índice de Volume de Negócios no setor de 11,4% (uma diminuição face a novembro).

… e sobre os custos de construção de novas habitações

O instituto nacional publica também o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova relativo a janeiro de 2023. O objetivo deste índice é medir o custo de construção de edifícios residenciais no país. Atualmente, os valores de construção não são muito atrativos. Segundo os dados de novembro de 2022, os custos de construção de habitação nova aumentaram 11,7% em termos homólogos (apesar de isto se traduzir numa desaceleração pelo segundo mês consecutivo).

Ministério da Educação volta a reunir com sindicatos

O Ministério da Educação atendeu ao pedido das estruturais sindicais e realiza, esta quinta-feira, uma reunião suplementar com os sindicatos dos professores. Espera-se, assim, a conclusão das negociações sobre o novo modelo de recrutamento e colocação de docentes. Segundo o ministro da pasta têm existido “muitas aproximações” nas negociações. Posteriormente, haverá abertura para discutir assuntos como o descongelamento das carreiras por parte do Governo, acrescentou João Costa.

Médicos e maquinistas da CP em greve

Os médicos completam esta quinta-feira o segundo e último dia de greve convocada pela Federação Nacional dos Médicos (FNAM). Ao ECO, a presidente executiva da federação adianta que o processo negocial em curso com o Ministério da Saúde “está a decorrer a um ritmo demasiado lento, tendo em conta “a sangria” a que se assiste “todos os dias no SNS”.

Também os trabalhadores da CP – Comboio de Portugal exercem novamente o seu direito à greve. A reivindicação terá início oficial na sexta-feira, dia 10, mas terá efeitos para os passageiros já esta quinta-feira. Para hoje ficaram apenas definidas circulações mínimas para menos de 25% dos comboios de longo curso e pouco mais de 15% das viagens programadas para o serviço regional.

BdP divulga dados da atividade económica

Esta quinta-feira o Banco de Portugal (BdP) volta a divulgar o indicador de atividade económica, que tem como objetivo identificar alterações abruptas no setor. O indicador aborda aspetos como o tráfego de camiões com mercadoria nas autoestradas, consumo de eletricidade e gás natural e encomendas que chegaram aos aeroportos nacionais. Os dados são divulgados no mesmo dia em que o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, marca presença numa conferência de imprensa sobre o aumento dos preços dos produtos alimentares no país, que têm subido mais do que na Zona Euro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião