Contas bancárias “low cost” disparam 25% com chegada de imigrantes ucranianos

Foram constituídas mais de 42 mil contas de serviços mínimos bancários no ano passado. Mais de metade resultou de conversão de conta antiga. Imigrantes ucranianos explicam aumento das novas contas.

As contas bancárias low cost continuam a crescer. No final do ano passado existiam mais de 187 mil contas de serviços mínimos bancários, um aumento de 25% em relação ao ano anterior, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal.

Mais de metade (53%) das 42.432 contas de serviços mínimos resultaram da conversão de uma conta de depósitos à ordem antiga, aponta o supervisor, com muitos clientes a procurarem fugir ao aumento das comissões das contas tradicionais.

Por outro lado, aumentou o peso das novas contas no total das contas constituídas, passando de 26% em 2021 para 47% em 2022: foram abertas 19.968 novas contas low cost no ano passado. “O maior peso das novas contas é explicado, sobretudo, pela adesão à conta de SMB de cidadãos ucranianos deslocados”, justifica o Banco de Portugal, lembrando que, juntamente com o Alto Comissariado para as Migrações, promoveu a divulgação da conta de serviços mínimos bancário “com o propósito de facilitar a inclusão financeira das populações migrantes”.

Serviços mínimos com mais clientes

Fonte: Banco de Portugal (valores acumulados)

Esta situação ajuda a explicar também a alteração do perfil médio dos novos titulares de conta de serviços mínimos bancários. São mais jovens e há mais mulheres: “Cerca de 42% das novas contas de SMB foram constituídas por pessoas com idade inferior a 45 anos (32% em 2021) e o peso de contas de SMB constituídas por mulheres subiu para 56,1% (51% em 2021)”.

Ao longo do ano passado foram encerradas 5.513 destas contas, na maioria dos casos a pedido do próprio cliente, tendo as instituições financeiras fechado por sua iniciativa 788 contas devido, sobretudo, à detenção pelo titular de outras contas de depósito à ordem ou à inexistência de movimentos nos dois anos anteriores.

A conta de serviços mínimos bancários é uma conta à ordem que permite aos clientes acederem a um conjunto de serviços bancários considerados essenciais a custo reduzido, incluindo depósitos, levantamentos, pagamentos de bens e serviços, débitos diretos e transferências por MBWay. Em 2022, o custo anual dos serviços mínimos bancários não pode exceder 4,80 euros (correspondente a 1% do IAS).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Contas bancárias “low cost” disparam 25% com chegada de imigrantes ucranianos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião