Bruxelas quer prolongar poupança de gás por mais um ano

“Os mercados de gás globais deverão manter-se condicionados nos próximos meses”, afirma a comissária com a pasta da Energia, Kadri Simson.

A Comissão Europeia propôs esta segunda-feira que se mantenham as medidas para reduzir a procura de gás em 15% por mais 12 meses. Anteriormente, o previsto seria este esforço terminar neste mês de março.

“A análise feita pela Comissão mostra que é importante manter estes níveis de aprovisionamento por mais um ano, de forma a evitar problemas de segurança de abastecimento no próximo inverno”, lê-se no comunicado, publicado na página da entidade. “Os mercados de gás globais deverão manter-se condicionados nos próximos meses”, afirma a comissária com a pasta da Energia, Kadri Simson.

A proposta apresentada esta quinta-feira será discutida a 28 de março. A comissária já havia adiantado na última terça-feira que em breve proporia o referido prolongamento.

Os mercados de gás globais deverão manter-se condicionados nos próximos meses.

Kadri Simson

Comissária Europeia da Energia

O objetivo é facilitar que, em novembro, o nível de armazenamento de gás no Velho Continente esteja nos 90%. Apesar de os níveis de armazenamento estarem, de momento, “em máximos históricos”, mas a manutenção dos níveis de poupança de gás é “necessária” para manter as atuais condições de mercado – preços mais baixos do gás e menos volatilidade.

A Comissão calcula que entre agosto de 2022 e janeiro deste ano as medidas implementadas pelos países do bloco tenham resultado em poupanças de 19%, equivalentes a 41,5 mil milhões de metros cúbicos de gás.

Apesar de serem mantidas as linhas guia, aperta a documentação exigida: em vez de relatórios bimensais, a comissão espera receber todos os meses informação dos Estados membros sobre a respetiva procura de gás.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas quer prolongar poupança de gás por mais um ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião