Hoje nas notícias: Pacote de Habitação, TAP e Galp

  • ECO
  • 21 Março 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Presidente da República considera que pacote de medidas do Governo para a habitação é “inexequível”. A sociedade de advogados da TAP alertou a CEO da companhia para problemas políticos e financeiros de um acordo para a saída de Alexandra Reis no valor de 1,4 milhões e chegou a propor outras opções. E a Galp está a contestar judicialmente o imposto sobre o petróleo aplicado pelo Governo brasileiro. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta terça-feira.

Marcelo critica pacote de habitação: “É uma lei cartaz”

O Presidente da República declarou na segunda-feira que, “tal como está concebido”, o pacote de medidas para a habitação é “inoperacional”. “Quer no ponto de partida, quer no ponto de chegada”, completou Marcelo Rebelo de Sousa, que falava no programa “Redação Aberta” da CMTV. Para o Chefe de Estado, o programa “Mais Habitação” é “inexequível e comparou-o às “chamadas leis cartazes”. “São leis que aparecem a proclamar determinados princípios programáticos, mas a ideia não é propriamente que passem à prática”, explicou.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

CEO da TAP foi avisada para riscos da indemnização a Alexandra Reis

A sociedade de advogados da TAP — a SRS, que entretanto já foi demitida — chegou a alertar a CEO da companhia que um acordo com as condições propostas por Alexandra Reis seria “inaceitável”, representando eventuais riscos financeiros e políticos. Face ao pedido de indemnização de 1,4 milhões de euros, a SRS apresentou outras opções a Christine Ourmières-Widener, entre as quais a rescisão unilateral que não implicaria indemnização, segundo consta num e-mail enviado por César Sá Esteves, sócio da sociedade de advogados, à CEO da TAP no dia 28 de janeiro de 2022.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Galp contesta na Justiça imposto sobre o petróleo do Governo Lula

A Galp juntou-se ao grupo de petrolíferas que recorreram ao tribunal para contestar o imposto sobre o petróleo do Governo de Lula da Silva. Este imposto extraordinário sobre a exportação de petróleo pode custar à Petrogal Brasil cerca de 50 milhões de euros. O imposto foi criado em fevereiro, mas está a ser contestado, para além da Galp, pela Shell, Total, Repsol e Equinor.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Presidente do Tribunal Constitucional recusa sair até ser encontrado substituto

Já são três os juízes do Tribunal Constitucional que se mantêm em funções apesar de já terem terminado o mandato, sendo um deles o presidente. João Pedro Caupers, “terminado o seu mandato, assegura as funções até à sua substituição, cumprindo o procedimento previsto na Lei e garantindo assim a estabilidade necessária ao funcionamento do Tribunal Constitucional”, explica o seu gabinete.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Preços do McDonald’s devem subir 5% este ano

Os preços dos restaurantes da McDonald’s devem ficar mais caros em 5% este ano, segundo a recomendação da marca. No entanto, os franquiados podem decidir os preços. A diretora-geral em Portugal admite que “toda a cadeia produtiva sofreu aumentos muito significativos”, mas aponta que a recomendação da marca é uma subida de preços abaixo da inflação da restauração.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso indisponível)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Pacote de Habitação, TAP e Galp

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião