Terceira baixa na administração da TAP em 15 dias

Silvia Mosquera Gonzalez renunciou ao cargo de vogal do Conselho de Administração e vogal da Comissão Executiva da TAP. Vai deixar de exercer funções a partir de 23 de junho.

Silvia Mosquera Gonzalez renunciou esta terça-feira ao cargo de vogal do Conselho de Administração e vogal da Comissão Executiva da TAP. Vai deixar de exercer funções a partir de 23 de junho, informou a companhia aérea em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Depois da saída “forçada” de Manuel Beja e Christine Ourmières-Widener, esta é a terceira baixa na empresa no espaço de cerca de 15 dias.

“Por carta dirigida à Sociedade, datada da presente data, a Exma. Senhora Silvia Mosquera Gonzalez apresentou renúncia ao cargo de vogal do Conselho de Administração e vogal da Comissão Executiva da TAP. Nos termos da referida renúncia, a mesma produzirá efeitos no dia 23 de junho de 2023“, lê-se na nota de imprensa divulgada esta terça-feira.

A renúncia foi conhecida no dia em que a companhia aérea de bandeira portuguesa apresentou os resultados referentes ao ano passado. Em 2022, a TAP registou lucros de 65,6 milhões de euros e receitas de 3,5 mil milhões, um novo recorde. Foi a primeira vez em cinco anos que a empresa teve resultados positivos.

Esta é a terceira saída de “peso” na administração da companhia, depois de o Governo ter demitido, a 6 de março, o presidente do conselho de administração, Manuel Beja, e a CEO, a francesa Christine Ourmières-Widener, durante a apresentação do relatório da Inspeção-Geral de Finanças sobre o acordo celebrado entre a TAP e Alexandra Reis para a saída da administradora, que foi considera nulo por aquela entidade. Os dois deverão cessar funções na companhia até ao final deste mês, abrindo caminho à entrada do novo CEO, Luís Henriques, que deverá a assumir funções em meados de abril.

Silvia Mosquera Gonzalez tinha sido designada para integrar os órgãos e corpos sociais da TAP para o quadriénio 2021-2024 a 28 de junho de 2021. Perante esta decisão, a “TAP agradece-lhe todo o serviço prestado, numa altura particularmente desafiante para a companhia, e deseja-lhe as maiores felicidades pessoais e profissionais para o futuro”, lê-se.

(Notícia atualizada pela última vez às 21h09)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Terceira baixa na administração da TAP em 15 dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião