Francisco Veloso é o novo dean da escola de negócios INSEAD

A partir de 1 de setembro, o ex-reitor da Católica Lisbon, que estava há cinco anos à frente do Imperial College, vai liderar o INSEAD que tem escolas em França, Singapura, Abu Dhabi e S. Francisco.

A escola de negócios INSEAD acaba de anunciar a escolha de Francisco Veloso como novo reitor (dean). O antigo responsável pela Católica Lisbon School of Business & Economics liderava desde 2017 a Imperial College Business School e vai assumir o cargo a 1 de setembro.

A instituição de origem francesa, que tem escolas em França, Singapura, Abu Dhabi e São Francisco, selecionou o sucessor de Ilian Mihov, que esteve uma década na posição, depois de um “extenso e rigoroso processo de recrutamento liderado pelo corpo docente e pela administração”, liderada por Andreas Jacobs.

“Sinto-me honrado por ter sido escolhido para assumir este importante papel e expresso a minha gratidão aos docentes e ao board do INSEAD por depositarem a sua confiança em mim para liderar a escola no futuro. Estou entusiasmado para aproveitar o notável sucesso da instituição e espero levá-la a novos patamares”, refere Veloso, citado em comunicado.

Com formação de base em Engenharia Física, pelo Instituto Superior Técnico (IST), o académico português é doutorado no MITMassachusetts Institute of Technology e passou a maior parte da carreira como professor na Carnegie Mellon University. O INSEAD apresenta-o como uma “autoridade em empreendedorismo e inovação, lembrando que foi conselheiro de Carlos Moedas quando o atual autarca de Lisboa foi comissário europeu.

Na mesma nota publicada esta terça-feira, a escola de negócios destaca que foi com Francisco Veloso na liderança, entre maio de 2012 e junho de 2017, que a Católica Lisbon se tornou uma instituição de ensino com “alcance internacional”, multiplicando o número de estudantes estrangeiros e duplicando a sua presença nas principais publicações internacionais na área da investigação.

Já na Imperial College Business School, acrescenta, foi durante o seu mandato, iniciado no verão de 2017, que foi traçada uma estratégia a dez anos para reforçar a posição da escola britânica no campo da investigação, “reconhecida pela inovação digital, assim como pelo ensino e pela pesquisa em torno dos atuais desafios críticos da sociedade e dos negócios na era da tecnologia”.

“Fiéis à nossa cultura global e refletindo um espírito inclusivo e empreendedor, chegámos juntos à nomeação de um futuro líder inspirador, com um forte background académico”, salientou o chairman do INSEAD, Andreas Jacobs, falando ainda na “escolha ideal para guiar a escola até à era seguinte” e perspetivando “um futuro brilhante” para a instituição de ensino.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Francisco Veloso é o novo dean da escola de negócios INSEAD

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião