Patrões europeus defendem menos burocracia e mais integração para aumentar competitividade na UE

Confederação das empresas europeias defende que a Presidência espanhola do Conselho da UE "deve promover uma abordagem estratégica da competitividade".

Os patrões europeus mostram-se preocupados com a perda de competitividade da União Europeia, defendendo medidas como a redução da carga regulamentar e o aprofundamento da integração do mercado único. Os presidentes das federações empresariais de 35 países europeus vão apresentar as sugestões e prioridades para serem aplicadas durante a presidência espanhola do Conselho da UE ao vice-presidente da Comissão Europeia e à vice-primeira-ministra de Espanha.

Apelidado de declaração de Madrid, o documento elaborado pela BusinessEurope, a Confederação das Empresas Europeias contempla cinco áreas que precisam de “ação urgente”. A primeira é “reduzir a excessiva carga regulamentar”, seguindo-se “aprofundar o mercado interno e assegurar condições de concorrência equitativa” e “assegurar o abastecimento de energia a preços competitivos”.

As federações querem também “resolver o défice de competências, promover a inovação e apoiar reformas para aumentar a produtividade” e “criar oportunidades no mercado internacional para as empresas europeias”.

Para a BusinessEurope, “ao orientar as negociações sobre as políticas da UE, a Presidência espanhola deve promover uma abordagem estratégica da competitividade, ajudar a reduzir a carga regulamentar para as empresas, aprofundar a integração do mercado único e garantir o aprovisionamento energético a preços competitivos”, segundo indica o presidente da associação, Frederik Persson, citado em comunicado.

A Confederação Empresarial de Portugal está também integrada nesta confederação, com o presidente Armindo Monteiro a defender que “a deslocalização é uma realidade que já está em curso, e isto trará sérias consequências para a economia europeia, e com impactos prolongados, dado que uma vez tomada a decisão de deslocalizar, o processo não é facilmente reversível”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Patrões europeus defendem menos burocracia e mais integração para aumentar competitividade na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião