Empresas da UE podem apresentar interesse em compras conjuntas de gás no final do mês

  • Lusa
  • 9 Junho 2023

Em maio, na primeira ronda, a Comissão Europeia anunciou ter recebido propostas de 25 empresas para fornecimento de mais de 13,4 mil milhões de metros cúbicos de gás.

As empresas da União Europeia (UE) que queiram participar na aquisição conjunta de gás podem apresentar pedidos a partir do final do mês, no âmbito da segunda ronda de compras comuns, anunciou hoje a Comissão Europeia.

“Tenho também o prazer de anunciar que a Comissão lançará em breve a segunda ronda de compras conjuntas de gás no âmbito da Plataforma de Energia da UE. A partir de segunda-feira, 26 de junho, as empresas europeias poderão apresentar pedidos de gás para agregação”, divulgou o vice-presidente da Comissão Europeia para as Relações interinstitucionais, Maroš Šefčovič.

O convite é endereçado em particular às indústrias com utilização intensiva de energia e insere-se no âmbito de “uma medida urgente para responder a uma situação de crise” que permitiu “unir forças e encontrar soluções para melhorar o funcionamento do mercado do gás”.

Em julho, mediante as necessidades das empresas da UE, os fornecedores poderão apresentar propostas para a procura agregada.

Em meados de maio, a Comissão Europeia anunciou ter recebido propostas de 25 empresas para fornecimento de mais de 13,4 mil milhões de metros cúbicos de gás, no âmbito do primeiro concurso para aquisição conjunta ao nível da UE.

De acordo com Maroš Šefčovič, “já foram assinados os primeiros contratos”.

“O objetivo é assegurar gás todo o ano e ter em conta os padrões de compra de algumas indústrias com utilização intensiva de energia que compram gás durante períodos mais longos”, adiantou.

Salientando a “reação positiva do mercado e o amplo apoio político”, Maroš Šefčovič concluiu que “o êxito do modelo significa que poderá servir de modelo para outros produtos estratégicos” a longo prazo, como hidrogénio e matérias-primas críticas.

Neste processo, a Comissão Europeia desempenha o papel de agregadora de propostas (entre empresas e fornecedores), cabendo às respetivas partes concluir os seus acordos.

No final de abril, a Comissão Europeia lançou o primeiro convite à apresentação de propostas de empresas da UE para futuras compras conjuntas de gás, um processo inédito para o bloco se preparar para o próximo inverno, assegurando reservas.

Após o primeiro concurso, concluído em maio, em junho haverá então uma segunda ronda de agregação da procura e de concursos, à qual se seguirão mais três rondas até ao final do ano.

As empresas interessadas e registadas neste mecanismo têm de responder ao pedido de agregação da procura, para depois serem agregados os volumes necessários e colocados a concurso no mercado global.

A ideia é que se consiga corresponder a procura coletiva europeia às ofertas dos fornecedores internacionais de gás.

Até agora, mais de 100 empresas já se registaram na Plataforma Energética da UE, enquanto outras estão em vias de se inscrever.

A iniciativa surge depois de os Estados-membros da UE se terem comprometido, no final do ano passado, a participar em compras conjuntas de gás para um mínimo de 15% dos seus objetivos nacionais de armazenagem, o que representa cerca de 13,5 mil milhões de metros cúbicos por ano.

Os objetivos de armazenamento e de aquisição conjunta de gás foram acordados como medidas de emergência devido à crise energética acentuada pela guerra da Ucrânia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Empresas da UE podem apresentar interesse em compras conjuntas de gás no final do mês

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião