Hoje nas notícias: Privatização da TAP, plataformas e JMJ

  • ECO
  • 30 Junho 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Governo está a trabalhar no sentido de privatizar entre 51% e 85% da TAP, seguindo o modelo da Azores Airlines e mantendo uma posição pública que pode chegar aos 49%. Ainda não está fechado o plano de mobilidade para a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, que começa daqui a um mês. A Glovo a primeira a ter de responder em tribunal após a aprovação das novas regras para os trabalhadores das plataformas digitais. Conheça estas e outras notícias que marcam a atualidade nacional.

Governo equaciona privatizar entre 51% e 85% da TAP

No processo de privatização da TAP, o Governo está a considerar a venda de 51% a 85% da companhia aérea. Este modelo, inspirado na privatização da Azores Airlines, dá mais margem para negociar e possibilita mais propostas, acredita-se. Existem já seis interessados na TAP e o processo deve arrancar em julho.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago).

Falta acordo nos transportes a um mês da JMJ

Falta um mês para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), mas ainda não se conhece o plano de mobilidade, documento essencial para a organização do evento. Existirão divergências entre a PSP, que chegou a anunciar a possibilidade de um corte “total ou parcial” do Eixo Norte-Sul, e a equipa de missão nomeada pelo Governo responsável pelo plano. A VTM, empresa de planeamento de transportes e engenharia de tráfego, foi contratada para tratar do plano.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

Glovo é a primeira a responder no Tribunal do Trabalho

Após as alterações ao Código do Trabalho que entraram em vigor em maio e alteraram as regras para as plataformas digitais, a Glovo é a primeira a ser chamada a responder no Tribunal do Trabalho. Em causa está uma ação intentada por um estafeta do Porto que que lhe seja reconhecida a condição de trabalhador dependente ao serviço da plataforma, existindo uma tentativa de conciliação entre as partes.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

Turismo espera verão recorde com ajuda dos americanos

Depois de atingir máximos em 2022, o turismo está confiante de que será mantida a tendência e que os níveis do ano passado podem mesmo ser superados. Para tal vai contribuir a JMJ, mas também a forte procura por parte dos turistas norte-americanos, associados a um maior poder de compra. Só nos primeiros quatro meses do ano Portugal registou 19,4 milhões de dormidas, num aumento de 30% face a 2022 e de 14,2% face a 2019

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Apoio às empresas de interesse nacional não chegou a 10% do orçamentado

Dos 400 milhões de euros iniciais, o Banco de Fomento pagou apenas 31 milhões de euros no âmbito do Programa de Recapitalização Estratégica, que visa apoiar empresas de interesse nacional que tenham sofrido fortes impactos na pandemia. Significa que a taxa de execução da medida não chegou a 10% do orçamentado, ficando-se pelos 7,75%. O período de investimento do programa terminava esta sexta-feira mas foi alargado em mais seis meses, uma extensão que acontece pela segunda vez.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Privatização da TAP, plataformas e JMJ

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião