FT: Dívida portuguesa volta a atrair investidores

  • ECO
  • 4 Maio 2017

Os investidores voltaram a colocar Portugal no radar das compras. Mas os riscos existem e vão desde o sistema financeiro até Itália, que pode espoletar uma nova crise da Zona Euro.

Os investidores voltam a colocar a dívida portuguesa no radar dos seus investimentos. Em causa está o retorno que os títulos de dívida nacional têm apresentado, num contexto de melhoria do desempenho económico verificado em Portugal, nota o Financial Times.

Philip Brown, diretor do Citi, em declarações ao Financial Times, desta quarta-feira adianta mesmo que Portugal foi o único mercado soberano da Zona Euro a apresentar retorno positivos (3,9%).

O representante do Citi não está sozinho no seu otimismo. Fanny Jacquemont, gestora de carteira da CPR Asset Management decidiu que estava na hora de comprar obrigações portuguesas, quando percebeu que a diferença entre os rendimentos das obrigações portuguesas e alemãs subiu para o nível mais alto dos últimos 12 meses. Apesar desse otimismo, Jacquemont reconhece que a economia portuguesa é ainda frágil mas que a “dinâmica económica está a melhorar, com o governo a mostrar-se empenhado em reduzir o défice e a resolver o sistema bancário”.

Riscos internos e externos

Apesar da atração pela dívida portuguesa, os investidores reconhecem os perigos por detrás da economia portuguesa. Com o défice orçamental a cifrar-se nos 2% do produto interno bruto (PIB), o valor mais baixo registado em democracia, com a economia a crescer e o desemprego a descer para o nível mais baixo dos últimos oito anos, as maiores preocupações surgem pelo lado do setor bancário.

O Financial Times dá mesmo o exemplo do caso do BES e da criação do Novo Banco, sem esquecer a ação judicial movida pela Pimco e BlackRock contra as autoridades portuguesas devido à passagem de cinco linhas de obrigações do Novo Banco para o BES. A ação visa impedir a venda do Novo Banco.

Mas este não é o único risco a pairar sobre a economia portuguesa. As eleições italianas que deverão acontecer no início de 2018 podem desencadear uma nova crise na zona euro.

Estes riscos levam John Stopford, diretor da Investec Asset Management a dizer que não se sente confortável “em assumir uma exposição significativa” a Portugal.

BCE trava nas compras de dívida portuguesa

Stopford fala ainda nas potenciais consequências que um eventual aperto monetário pelo Banco Central Europeu poderá ter nos spreads dos países periféricos e no caso concreto de Portugal. De resto, o BCE já reduziu as compras de obrigações soberanas portuguesas para um novo mínimo.

Segundo dados divulgados já no início de maio, o BCE comprou 526 milhões de ativos em abril, menos 137 milhões que em março. Estas menores comprar são justificadas pelas próprias regras do programa que impedem a instituição liderada por Mário Draghi de deter mais de 33% do total da dívida considerada para efeitos do programa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

FT: Dívida portuguesa volta a atrair investidores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião