BCE: mudanças na política monetária serão “graduais”

  • Juliana Nogueira Santos
  • 4 Maio 2017

O BCE, pela voz de Peter Praet, considera que, a acontecerem, as mudanças na política monetária terão de ser graduais, sendo que a economia ainda não está estável o suficiente.

Peter Praet, membro da Comissão Executiva do Banco Central Europeu (BCE), garantiu esta quinta-feira que, a acontecerem, as mudanças na política monetária devem ser “graduais”, visto que a economia europeia ainda não mostra a estabilidade necessária para uma retirada brusca dos estímulos.

“Após um período prolongado de políticas monetárias excecionais, qualquer mudança nas nossas políticas deve ser gradual”, defendeu Praet, num discurso proferido em Bruxelas. Para o BCE, a melhoria dos indicadores económicos ainda não é suficiente para uma mudança drástica nas políticas monetárias seguidas até então, pelo que haverá mais fatores a ter em conta, nomeadamente o crescimento da economia e a aceleração da inflação.

"Após um período prolongado de políticas monetárias excecionais, qualquer mudança nas nossas políticas deve ser gradual.”

Peter Praet

Membro da Comissão Executiva do BCE

Praet vem, com estas declarações, confirmar a posição tomada por Mario Draghi após a reunião de política monetária do BCE. Depois de ter deixado a taxa de juro diretora inalterada e de ter garantido que, se for necessário, o programa de estímulos poderá aumentar, o presidente do BCE alertou que “ainda temos de observar uma tendência convincente de recuperação da inflação”.

O programa de compra líquida de ativos ao ritmo mensal de 60 mil milhões de euros vai continuar até ao fim de dezembro deste ano, podendo então ser prolongado, caso necessário. A taxa de juro diretora mantém-se nos 0%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE: mudanças na política monetária serão “graduais”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião