Allianz Trade vê economia portuguesa a crescer apenas 1,2% no próximo ano, mas acima da Zona Euro
Allianz Trade aponta para uma travagem da economia portuguesa de 2,3% este ano para 1,2% no próximo, abaixo do previsto no Orçamento do Estado. Desemprego pode chegar aos 7,5%.
A Allianz Trade, acionista da companhia de seguros de crédito COSEC, prevê um crescimento de 1,2% da economia portuguesa no próximo ano, uma estimativa que fica abaixo da que serviu de base ao Governo para preparar o Orçamento do Estado para 2024. Taxa de desemprego vai aumentar já este ano.
“A economia portuguesa deverá crescer 2,3% neste ano e 1,2% em 2024″, refere a Allianz Trade num comunicado divulgado esta segunda-feira, revendo em baixa a anterior previsão para 2023, que era de 2,5%.
A projeção para 2024 fica abaixo dos 1,5% estimados pelo Governo na proposta de Orçamento do Estado para 2024, que, por sua vez, é idêntica à que foi avançada pelo Banco de Portugal no último Boletim Económico.
A Allianz Trade está ainda mais pessimista para a Zona Euro. “O bloco da moeda única deverá crescer 0,6% em 2023 e 0,9% no próximo ano”, aponta. Para a maior economia do bloco, a Alemanha, prevê uma contração de 0,3% em 2023, recuperando no próximo ano para 0,7%. França deverá crescer 0,7% em 2024 e Espanha 1,6%.
O menor crescimento destes importantes parceiros comerciais de Portugal terá impacto sobre as exportações, que vão travar a fundo. “As previsões apontam para um crescimento de 7,5% das exportações de bens e serviços (em termos reais) neste ano e de 0,4% para 2024“, diz a Allianz Trade em comunicado.
O turismo continuará a ser um dos motores do crescimento do PIB, mas também com menor fulgor. “A Allianz Trade admite que a queda real dos salários, que começou a ser sentida no ano passado, e o aperto das condições financeiras limitará também a capacidade de crescimento do turismo europeu em 2024. Por outro lado, e ainda a ter efeito sobre a atividade turística em Portugal, está a maior concorrência de destinos mais baratos na zona do Mediterrâneo, como é o caso da Turquia e Marrocos“.
“A evolução económica deverá também ditar uma subida do desemprego“, assinala a seguradora alemã especialista em seguro de crédito. No primeiro semestre, a taxa de desemprego em Portugal situou nos 6,1%. A Allianz Trade prevê que se situe nos 7,4% no final do ano e 7,5% no próximo.
As previsões para a inflação sugerem que Portugal terminará o ano com uma inflação de 5,3%, travando para 3% em 2024, tal como na Zona Euro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Allianz Trade vê economia portuguesa a crescer apenas 1,2% no próximo ano, mas acima da Zona Euro
{{ noCommentsLabel }}