Aumento dos descontos no IRS para sindicalizados custa 6 milhões aos cofres do Estado
Majoração das quotizações sindicais vai aumentar de 50% para 100%. Medida custa seis milhões de euros aos cofres do Estado.
Os trabalhadores sindicalizados vão ter direito a um desconto maior em sede de IRS do que até aqui, medida que custará cerca de seis milhões de euros aos cofres do Estado. Esse valor consta da proposta de Orçamento do Estado para 2024, que foi apresentada esta terça-feira pelo Governo no Parlamento.
Atualmente, aos rendimentos brutos do trabalho dependente e das pensões podem ser deduzidas, em sede de IRS, as quotizações sindicais, desde que não excedam 1% do rendimento de cada categoria, sendo majoradas em 50%.
Ora, no reforço do acordo de rendimento assinado este sábado, ficou previsto o aumento dessa majoração em sede de IRS aplicável às quotizações sindicais para 100%. Já esta terça-feira o Governo detalha que essa medida terá um impacto de seis milhões de euros.
São destinatários desta medida todos os trabalhadores por conta de outrem, que sejam sindicalizados, realça o Executivo. Esta é uma das propostas pensadas pelo Governo para valorizar os salários.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Aumento dos descontos no IRS para sindicalizados custa 6 milhões aos cofres do Estado
{{ noCommentsLabel }}