MUDA quer 85% dos portugueses a usar a internet em 2020
Atualmente, 26% da população nunca teve nenhum contacto com o digital. Para mudar isso, o movimento MUDA, criado esta segunda-feira com o apoio do Presidente da República, vai fazer um 'road show'.
Pode ser tão simples como criar um email. Mas também pode passar pela banca online ou o e-commerce. A ambição de um movimento que nasceu esta segunda-feira é significativa: em 2020, o MUDA quer que 85% dos portugueses usem a internet. Atualmente, 26% da população nunca teve contacto com o digital. Para chegar a estes cidadãos, o MUDA vai embarcar num road show.
Não é só uma questão ambiental, mas também de tempo e até de eficiência. O movimento que nasceu esta tarde na sede da EDP pretende introduzir, de forma mais profunda, o mundo digital na rotina dos portugueses. E para lá chegar conta com o apoio do Presidente da República que, apesar de não ter estado presente, destacou o seu assessor para os assuntos económicos, Luís Ferreira Lopes, que começou por sublinhar a coincidência do evento com a divulgação de importantes indicadores macroeconómicos: “Tivemos mais e melhores indicadores que esperamos que sejam sustentados relativamente ao crescimento da economia”.
Marcelo Rebelo de Sousa, na mensagem que deixou, revelou querer apoiar o desenvolvimento da economia digital no país porque isso vai “permitir ao país queimar etapas nas alterações que ocorrem a um ritmo vertiginoso”. Para o Presidente da República “esta é a altura de acelerar”, destacando que “é preciso mudar hábitos e mentalidades”.
O projeto foi apresentado por Alexandre Nilo Fonseca, o diretor executivo do MUDA, que garante que “os portugueses não estão alheios a estas alterações” tecnológicas, ainda que, na generalidade, estejam atrás dos países europeus. Nilo Fonseca prevê uma “transformação enorme” no digital para o setor da saúde, por exemplo, o que indica que a mudança tem de ocorrer também ao nível dos cidadãos.
Eis alguns números destacados por Alexandre Nilo Fonseca:
- 71% dos portugueses utiliza a internet
- 26% dos portugueses nunca utilizou
- 29% utiliza banca online
- 59% procura produtos e serviços online
- 45% usa os serviços públicos digitais
- 52% utilizam redes sociais
- 31% faz compras online
- 28% tem competências digitais avançadas
- 40% faz uma utilização muito básica da internet
Para o líder deste movimento, o maior acesso à internet vai permitir que os cidadãos tomem melhores decisões, mas também que trabalhem à distância, “uma das grandes mudanças do século XXI”. “O Twitter já elege presidentes”, relembrou Alexandre Nilo Fonseca. Para que a internet chegue a todos — mesmo aos 26% que não acedem atualmente — o MUDA vai ser itinerante: entre os meses de junho e outubro, o movimento vai passar pelos 18 distritos com experiências digitais para demonstrar a utilização digital.
Um quarto dos portugueses não aproveita a internet na sua rotina. É perante esta premissa que este movimento nasce. O objetivo? Mudar as estatísticas, promovendo o acesso à internet junto dos portugueses. Para o fazer o movimento irá divulgar várias iniciativas, nomeadamente um road show pelos vários distritos para estar em contacto com a população. O site do MUDA está disponível em muda.pt e tem disponível um quizz para colocar à prova os seus conhecimentos digitais.
Esta iniciativa nacional é ainda promovida por várias empresas — onde se encontram a EDP, o BPI, o BCP, o Santander Totta, a Microsoft, a Google, a NOS, a MEO e a Vodafone — universidades e associações. O objetivo é fazer de Portugal “um país mais produtivo, avançado e inclusivo”.
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