Cristina Casalinho passa a administradora executiva da Fundação Calouste Gulbenkian
Antiga presidente da IGCP era administradora não executiva desde 2022. A partir de fevereiro do próximo ano, Casalinho assume funções executivas no conselho de administração da Fundação Gulbenkian.
A Fundação Calouste Gulbenkian anunciou esta segunda-feira os novos membros do conselho de administração, presidido por António Feijó. Entre as mudanças, destaca-se Cristina Casalinho, que passa a ser administradora executiva, e a entrada de Isabel Capeloa Gil, com funções não executivas.
Em comunicado, a fundação indica que a antiga presidente da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) assumirá as funções de administradora executiva a partir de 1 de fevereiro de 2024, juntando-se assim aos já administradores executivos Martin Essayan, Guilherme d’Oliveira Martins, António Cruz Serra.
Cristina Casalinho já faz parte da Fundação Calouste Gulbenkian desde 2022, ano em que saiu da IGCP, mas enquanto administradora não-executiva. Em outubro do ano passado, regressou ao BPI, onde tinha sido economista-chefe até 2012, para ser diretora executiva de sustentabilidade.
Já Isabel Capeloa Gil, atual reitora da Universidade Católica Portuguesa, integrará o conselho como administradora não-executiva a partir de 14 de dezembro deste ano, completando a equipa composta por Graça Andresen Guimarães, Pedro Norton e Jorge Vasconcelos.
A Fundação Calouste Gulbenkian anuncia também a entrada da sueca Marika Hedin no conselho de administração como senior advisor, juntando-se neste cargo ao antigo presidente do conselho de administração Emílio Rui Vilar. A entrada em funções está prevista para 14 de dezembro.
Marika Hedin lidera o Riksbankens Jubileumsfond (Fundação do Tricentenário do Banco da Suécia, em português). É doutorada em História pela Universidade de Estocolmo e tem um mestrado em História Americana pela Universidade de Notre Dame, tendo integrado a direção de vários museus. Faz ainda parte do conselho de administração da Philea, organização representativa das instituições filantrópicas europeias.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cristina Casalinho passa a administradora executiva da Fundação Calouste Gulbenkian
{{ noCommentsLabel }}