5 coisas que precisa de saber antes de abrirem os mercados

Dia importante para Portugal: sabe se vai sair do PDE e tem razões para esperar boas notícias. Isto no mesmo dia em que Eurogrupo começa a discutir o alívio da dívida da Grécia.

Em dia de poucos indicadores económicos na Europa, as atenções dos investidores vão estar centradas em Lisboa e em Atenas. Portugal vai saber se saiu do Procedimento por Défices Excessivos (PDE) e tem boas razões para esperar notícias positivas. Já o Eurogrupo inicia negociações com o governo grego no sentido de proceder a um alívio da dívida. Nos EUA, com alguns dos efeitos de Trump já superados pelos investidores, dois membros da Reserva Federal norte-americana falam durante o dia e poderão deixar pistas sobre o rumo da política monetária nos EUA.

Portugal sai do PDE

Depois da reunião do colégio de comissários, decorrida na semana passada, a Comissão Europeia vai revelar que decisão tomaram e quais são as recomendações de política económica e financeira, específicas para Portugal, que fica a saber se sai do PDE. Os dados mais recentes colocam Portugal bem encaminhado.

Comprou casa? Veja como estão os juros

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) atualiza a evolução das taxas de juro implícitas no crédito à habitação. Em março, os juros praticados na compra de casa caíram para um novo mínimo, tendo registado uma queda pelo 31.º mês consecutivo.

Europa aprova alívio da dívida à Grécia

Os ministros das Finanças da Zona Euro iniciam esta segunda-feira as discussões oficiais a propósito do alívio da dívida da Grécia. O Governo e o parlamento grego estiveram nas últimas semanas a preparar novas medidas de austeridades para obter luz verde dos credores europeus.

Twitter passa a cooperativa?

Os acionistas do Twitter decidem esta segunda-feira se avançam com um plano para transformar aquela rede social numa cooperativa detida pelos seus utilizadores. Há uma proposta em cima da mesa que pede à tecnológica para “preparar um relatório acerca da natureza e viabilidade de vender a plataforma aos seus utilizadores através de uma cooperativa ou de uma estrutura de propriedade ampla”. A administração da empresa está contra.

Fed fala (outra vez)

O mercado já esteve mais convencido em relação às duas subidas das taxas de juro que a Fed deverá promover este ano. Tudo por causa de Trump e das implicações que as polémicas em torno do presidente americano podem ter na economia. O banco central diz que está atento à crise política em Washington. Os presidentes da Fed de Minneapolis e Philadelphia falam ao longo o dia em eventos diferentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que precisa de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião