Bolsa nacional regista melhor sessão do mês
As energéticas lideraram a recuperação da bolsa nacional, que acabou a semana em alta. No entanto, a melhor sessão do último mês não foi suficiente para recuperar das perdas da semana.
Após três sessões a cair, parece que a tranquilidade regressou finalmente à bolsa lisboeta, com o índice de referência nacional PSI-20 a fechar em forte alta, suportado por uma vasta maioria das cotadas no verde. Ultrapassados alguns dos medos com a instabilidade no Brasil e em Wall Street, a bolsa nacional registou mesmo a melhor sessão do último mês.
A recuperação foi liderada pelas energéticas, que esta quinta-feira sofreram na pele pela sua exposição ao mercado brasileiro. Hoje, a EDP e a Galp corrigem em alta, com a primeira a subir 3,58% para os 3,10 euros e a segunda com ganhos de 2,88% para os 14,27 euros. Também a Pharol, cuja ligação à Oi a fez tombar com a crise brasileira agora que a presidência de Michel Temer aparenta estar em risco, recuperou nesta última sessão da semana: subiu 4,20%, para os 25 cêntimos.
Os ganhos distribuíram-se por toda a tabela das cotadas do PSI-20. A ganhar mais do que 3% estiveram também a Semapa, a Altri e a NOS. A Jerónimo Martins, outro dos pesos pesados nacionais, também contribuiu com os seus ganhos de 1,45%, para os 17,44 euros.
No total, o índice de referência nacional avançou 2,03%, para os 5176.74 pontos. Foi a melhor sessão do último mês. Ainda assim, os ganhos robustos não foram suficientes para compensar as perdas da semana. Face à última sexta-feira, o índice desvalorizou 1,46%.
Nas bolsas europeias, o ambiente positivo também regressou, com tudo a verde de Frankfurt a Paris. Madrid subiu com especial pujança, com o índice de referência IBEX-35 a subir confortavelmente acima de 1%. O índice europeu Stoxx 600 ganhou 0,59%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Bolsa nacional regista melhor sessão do mês
{{ noCommentsLabel }}