Falsos recibos verdes, salário mínimo e baixas. Ouça o podcast “Ao trabalho!”
O podcast "Ao trabalho!" leva até si, todas as quintas-feiras, tudo o que precisa saber sobre o que está a fazer mexer o mercado de trabalho nessa semana.
O que está a fazer mexer o mercado de trabalho? Todas as quintas-feiras, o podcast “Ao trabalho” conta-lhe tudo o que precisa saber. Esta semana falamos sobre a fiscalização aos falsos recibos verdes, a promessa do PS de aumentar o salário mínimo para mil euros, as mudanças nas baixas médicas e ainda sobre a evolução do desemprego em Portugal e na Europa.
Ouça o episódio no leitor abaixo ou aqui.
Começamos pelos recibos verdes falsos. A fiscalização inteligente era para ter arrancado até ao final do ano passado, mas a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, anunciou que o processo irá decorrer durante este mês.
Do trabalho independente para os salários, o socialista Pedro Nuno Santos prometeu que, caso vença as eleições, o salário mínimo vai chegar a mil euros até 2028. Ao ECO, os patrões já deixaram claro que não fecham a porta, mas exigem medidas que incentivem a competitividade das empresas e tornem, assim, esses aumentos sustentáveis.
É de destacar ainda que as baixas médicas vão mudar. Já é possível interrompê-las sem ir aos serviços presenciais da Segurança Social. E a partir de abril poderão ser fiscalizadas “a qualquer altura”.
Por fim, o mercado de trabalho. Esta semana, o Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Eurostat deram a conhecer os dados de novembro. O desemprego em Portugal estabilizou face a outubro, mas manteve-se acima da média comunitária e da Zona Euro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Falsos recibos verdes, salário mínimo e baixas. Ouça o podcast “Ao trabalho!”
{{ noCommentsLabel }}