BCP obtém mil milhões com créditos à habitação
O banco liderado por Nuno Amado colocou mil milhões de euros em dívida garantida por créditos à habitação. A taxa ficou abaixo de 0,9%.
O Banco Comercial Português (BCP) voltou ao mercado de obrigações hipotecárias — títulos de dívida garantidos por carteiras de créditos à habitação. Obteve mil milhões de euros numa emissão a cinco anos concorrida que permitiu baixar do custo de financiamento face às taxas inicialmente previstas. A taxa de juro anual será de 0,75%, com um spread de 65 pontos base acima da taxa swap para o prazo de cinco anos, um valor que também ficou abaixo do previsto.
“A operação foi colocada com grande sucesso num conjunto muito diversificado de investidores institucionais europeus”, refere o banco, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A procura atingiu “mais de 180% do montante da emissão”, detalha ainda o BCP, sublinhando a “confiança do mercado no banco“.
De acordo com dados da Bloomberg, a emissão deveria contar com um spread de 70 pontos base acima da taxa swap para o prazo em questão, os cinco anos. Contudo, no final da operação, o prémio exigido pelos investidores acabou por encolher para 65 pontos base, reflexo do apetite dos investidores por títulos que contam com um risco baixo — têm rating de qualidade tanto na Fitch, Moody’s e DBRS.
Para apurar a taxa final a pagar pelo BCP é preciso somar o prémio à taxa swap. Atualmente, no mercado, a taxa negociada para o prazo a cinco anos está em 0,222%, o que somado aos 0,65% a que o banco se financiou leva a que o custo total seja em torno de 0,88%. Um juro reduzido tendo em conta que os ativos que o garantem são os créditos à habitação.
Este financiamento a esta taxa dá margem ao banco liderado por Nuno Amado para apresentar taxas mais competitivas nos novos empréstimos para a compra de casa. Atualmente, o banco conta com um spread mínimo de 1,50%, ficando a meio da tabela entre os vários bancos no mercado. A CGD e o BPI têm o mais elevado (1,75%) enquanto o Bankinter apresenta a taxa mais baixa, de 1,25%.
Notícia atualizada às 18h19 com informação enviada pelo BCP à CMVM.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCP obtém mil milhões com créditos à habitação
{{ noCommentsLabel }}