Inapa deixa sede no centro de Lisboa e concentra operações em Sintra

Distribuidora de papel liderada por Frederico Lupi sai do escritório de 300 metros quadrados no edifício Heron Castilho, em Lisboa. Muda sede da holding para Sintra, onde trabalham agora 150 pessoas.

A Inapa decidiu abandonar o escritório no conhecido edifício Heron Castilho, no centro de Lisboa, onde o grupo de distribuição de papel liderado por Frederico Lupi estava sediado há uma década. Vai concentrar as operações corporativas nas instalações de Sintra, num espaço com uma área total de cerca de 15.400 metros quadrados, dos quais 2.900 de escritórios.

Depois de ter vendido no final de 2007 o edifício-sede na Rua do Salitre, que na altura permitiu um encaixe próximo de dois milhões de euros, esteve sete anos num outro edifício no centro de Lisboa até mudar em 2014 para a Rua Braancamp. Fonte oficial adiantou ao ECO que esta saída do piso arrendado com cerca de 300 metros quadrados abrange 17 pessoas.

Nas instalações de Sintra passam agora a funcionar a Inapa IPG, sociedade que controla o grupo, a Inapa Portugal, a Inapa Viscom, a Inapa Packaging e a Inapa Shared Center, a empresa que presta serviços especializados nas áreas de tecnologias de informação, finanças, recursos humanos e aprovisionamento.

É igualmente nestas instalações, que detém há quase três décadas e que concentra agora perto de 150 funcionários do grupo, que está a componente de logística. Dispõe de uma área de armazém de 12.460 metros quadrados e uma capacidade de armazenamento de 24.500 paletes.

Instalações da Inapa em Sintra.

Da equipa composta por mais de 1.500 pessoas espalhadas também pela Alemanha, França, Espanha, Bélgica, Luxemburgo, Turquia e Angola, cerca de 200 trabalham a partir de Portugal. O grupo conta também com uma unidade no distrito do Porto onde tem equipas da Inapa Portugal, da Inapa Packaging e da Inapa Shared Center.

Num comunicado em que diz estar “ciente de que qualquer mudança traz consigo desafios e ajustes”, o grupo fundado em 1965 e cotado na Bolsa de Lisboa desde 1980 assinala que esta é “uma oportunidade de otimizar os processos operacionais, promovendo uma cultura empresarial coesa e integrada”.

Grupo fundado em 1965 e cotado na Bolsa de Lisboa fatura perto de 1.200 milhões de euros por ano e tem operações em oito países.

“A mudança da sede da holding para a unidade de Sintra integra-se num processo de melhoria operacional de nível internacional, que visa otimizar as operações, estimular a partilha de conhecimento e consolidar a nossa cultura empresarial”, resume Frederico Lupi, que em junho de 2023 foi cooptado para CEO da holding, após a saída de Diogo Rezende ao fim de oito anos na liderança executiva.

O antigo chief operating officer (COO) recorda que a Inapa, que fatura anualmente perto de 1.200 milhões de euros, dos quais 95% no estrangeiro, já tinha recentemente alterado o footprint da operação logística e comercial da sucursal na Alemanha. Em França, o grupo, que tem também negócios na distribuição de embalagens e comunicação visual, decidiu deslocar a sede e instalações da Inapa Packaging para uma nova infraestrutura em Dourdan.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inapa deixa sede no centro de Lisboa e concentra operações em Sintra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião