Dívida pública salta 7,6 mil milhões no arranque do ano

Depois de o rácio da dívida pública ter caído para mínimos de 15 anos, o endividamento das administrações públicas deu salto de 7,6 mil milhões no arranque de 2024.

A dívida pública de Portugal deu um salto de 7,6 mil milhões de euros no arranque do ano, subindo para 270,6 mil milhões de euros em janeiro, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal.

Isto acontece depois de o rácio ter tombado para 98,7% do PIB no final do ano passado, num esforço do Governo para baixar do patamar dos 100%, algo que não acontecia desde 2009.

Para o aumento do endividamento público registado no primeiro mês do ano contribuíram sobretudo as emissões de títulos de dívida, designadamente a operação sindicada de quatro mil milhões de euros realizada pelo IGCP logo nos primeiros dias de janeiro, um leilão de Bilhetes do Tesouro de 1,9 mil milhões de euros e ainda uma emissão de obrigações que permitiu um financiamento de 1,7 mil milhões a longo prazo.

A estes montantes somaram-se ainda um empréstimo do Banco Europeu de Investimento de 700 milhões de euros, explica o supervisor.

Em princípio, a dívida pública deverá voltar à trajetória de descida em fevereiro, por conta de uma devolução aos mercados no valor de seis mil milhões de euros que Portugal concretizou no dia 15 do mês passado.

Dívida pública sobe após cinco meses a cair

Fonte: Banco de Portugal

Ainda de acordo com os dados do Banco de Portugal, os depósitos das Administrações Públicas aumentaram 6,8 mil milhões de euros em janeiro. Deduzindo os depósitos, a dívida pública aumentou 800 milhões para 252,5 mil milhões.

Em termos do peso da dívida pública, só teremos uma nova atualização quando foram divulgados os dados do mês de março (uma vez que os dados do PIB apenas são divulgados trimestralmente pelo Instituto Nacional de Estatística).

Ainda assim, depois de ter fechado 2023 com rácio da dívida pública nos 98,7% do PIB, o (por dias) ministro das Finanças, Fernando Medina, afirmou à agência Reuters que é possível que continue a baixar este ano e possa ficar abaixo dos 95% se o próximo Governo mantiver uma política orçamental equilibrada.

A dívida pública corresponde “às responsabilidades financeiras do setor das administrações públicas” e “é um dos indicadores macroeconómicos mais relevantes utilizado para avaliar a saúde financeira das administrações públicas de um país e, frequentemente, do próprio país como um todo”, explica o Banco de Portugal.

(Notícia atualizada pela última vez às 11h35)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública salta 7,6 mil milhões no arranque do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião