Inflação cai no euro. Abranda para 1,4%

A inflação caiu. A taxa de variação homóloga recuou para 1,4%, ficando mesmo aquém dos 1,5 estimados pelos economistas. A culpa é do petróleo.

A taxa de inflação nos países que partilham a moeda única europeia caiu para 1,4% no último mês. Os dados do Eurostat revelam que depois de ter chegado aos 2% definidos pelos Banco Central Europeu (BCE), o ritmo de subida dos preços na Zona Euro voltou a abrandar, reflexo do alívio nas cotações do petróleo.

Depois de terem acelerado 1,9% no mês anterior, os preços nos consumidores da Zona Euro encolheram para 1,4%, de acordo com os dados do Eurostat. É a taxa mais baixa deste ano, ficando aquém dos 1,5% antecipados pelos economistas consultados pela Bloomberg. Excluindo a energia e a alimentação, a taxa também caiu, baixando para 0,9%

Esta queda, em grande medida resultado do preço do petróleo que tem vindo a baixar, mas também por efeito de comparação com o mês homólogo, vem aliviar a pressão sobre o BCE para que ponha termo ao programa de estímulos. Mario Draghi, o presidente do BCE, tem resistido aos pedidos dos vários responsáveis europeus, nomeadamente da Alemanha.

“Uma taxa de inflação mais baixa vai ajudar Mario Draghi a defender que o fim dos estímulos será feito de forma lenta”, refere Nick Kounis, economista do ABN Amro, à Bloomberg. Esta taxa de inflação mais reduzida acontece a cerca de uma semana da reunião de política monetária do BCE onde Draghi deverá apenas salientar que os riscos para a Zona Euro deixaram de ser no sentido negativo.

(Notícia atualizada às 10h15 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação cai no euro. Abranda para 1,4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião