BES entrou em liquidação com buraco de 5,6 mil milhões

  • ECO
  • 2 Junho 2017

Mesmo após a venda de todos os ativos do banco mau, ainda vão ficar a faltar 5.600 milhões para as responsabilidades do banco ficarem saldadas.

O buraco do Banco Espírito Santo (BES) é de cerca de 5,6 mil milhões de euros, segundo escreve esta sexta-feira o Jornal de Negócios após ter tido acesso ao processo de liquidação que decorre no Tribunal do Comércio da Comarca de Lisboa.

Os dados remontam ao início do processo de liquidação, que começou em julho de 2016 por ordem do Banco de Portugal. Nessa altura, o banco mau valia 152 milhões de euros, mas o seu passivo era de cerca de 5.750 milhões, escreve o jornal. São dados que se coadunam com as últimas contas divulgadas pelo banco, no fim de 2015, quando já estava 5.300 milhões no vermelho.

O passivo agravou-se mais ainda até julho, em parte devido ao montante para os processos judiciais, que nessa altura era de mais de 1,5 mil milhões de euros, para responder aos custos com ações legais em Portugal e lá fora. A dívida subordinada que ficou no banco mau após a criação do Novo Banco e as obrigações seniores representam, no entanto, a maior parte do passivo.

Só quando terminar o período de citação dos credores do banco, incluindo aqueles que residem fora da União Europeia, é que o processo de liquidação do BES poderá avançar para a próxima fase, com todas as reclamações apresentadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BES entrou em liquidação com buraco de 5,6 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião