UE abre mercado comercial à África subsariana

A parceria económica entre a União Europeia e cinco países africanos entra em vigor esta segunda-feira. Moçambique junta-se ao acordo mais tarde.

A União Europeia (UE) e cinco países da África subsariana inauguram um acordo de parceria económica (APE) ao qual se juntará Moçambique, assim que finalizar o processo de ratificação do mesmo, foi anunciado esta segunda-feira, em Bruxelas.

Ao abrigo do acordo, que entra hoje em vigor, Botsuana, Lesoto, Namíbia, África do Sul e Suazilândia passam a ter acesso, sem taxas alfandegárias nem quotas, ao mercado europeu.

O acordo que estamos a aplicar vai ajudar o crescimento económico sustentável e a integração regional no sul de África e está desenhado para ajudar a tirar pessoas da pobreza nos próximos anos.

Cecilia Malmström

Comissária europeia do comércio

A abertura destes países ao mercado de exportações da UE será feita gradualmente.

Moçambique aderirá ao APE assim que a ratificação deste estiver concluída a nível nacional.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE abre mercado comercial à África subsariana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião