Descoberta da Galp na Namíbia vai levar a acordos com gigantes petrolíferas, diz FT
Na coluna Lex, o editor Alan Livsey prevê que Shell, Total ou Chevron poderão correr à venda de parte da participação da Galp, pois já estão a fazer as perfurações, ou a planeá-las, na região.
A Galp “vai certamente precisar de ajuda” a levar o petróleo descoberto na Namíbia ao mercado, considera um dos editores do Financial Times, Alan Livsey, num artigo de opinião intitulado “A Galp vai provocar acordos com grande petrolíferas com a descoberta na Namíbia”.
Na visão partilhada no jornal britânico, Livsey prevê que “a Galp pode muito bem vender a sua quota [no projeto na Namíbia] a uma petrolífera internacional“. Entre os candidatos, aponta, estarão a Shell, Total e Chevron, na medida em que estão já a fazer as suas próprias perfurações, ou a planeá-las, na mesma área geográfica, a bacia de Orange.
“O sucesso da Galp vai atrair interesse de maiores empresas que, apesar dos compromissos climáticos, ainda procuram crescimento através do petróleo”, conclui.
A Galp anunciou este domingo que, na sequência da conclusão da primeira fase da campanha de exploração de um bloco na Namíbia, os trabalhos “potencialmente posicionam” este projeto como “uma importante descoberta comercial”. Esta descoberta impulsionou o valor das ações da cotada, que registou uma subida de 2,36 mil milhões na capitalização bolsista para 13,83 mil milhões, segundo dados da Euronext Lisbon.
O próximo passo, de acordo com uma notícia avançada esta segunda-feira pela Reuters, pode ser mesmo a venda de 40% da participação de 80% que a Galp detém, de momento, no projeto.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Descoberta da Galp na Namíbia vai levar a acordos com gigantes petrolíferas, diz FT
{{ noCommentsLabel }}