OCDE prevê investimento a crescer ao ritmo mais alto desde 1998
A organização liderada por Ángel Gurría antecipa que o investimento português vai crescer 6,5% em 2017. A confirmar-se, este é o valor mais alto desde o ano da Expo.
A OCDE antecipa que o investimento português vai crescer 6,5% em 2017. É preciso recuar a 1998, o ano da Expo, para encontrar um número mais elevado do que este. O valor consta do Economic Outlook de 2017, publicado esta quarta-feira.
Depois da contração da formação bruta de capital fixo — em 2016 o investimento caiu 0,1% — a OCDE espera que este ano haja uma recuperação significativa. Esta projeção inclui tanto o investimento público como o privado e é um dos componentes que justifica a aceleração do crescimento da economia, para 2,1% este ano.
Investimento cresce ao ritmo mais elevado em quase duas décadas
Fonte: OCDE
A organização reconhece que o investimento tem sido travado pelo excessivo endividamento das empresas, mas nota que a chegada dos fundos comunitários ao terreno está já a refletir-se na recuperação do investimento privado e lembra que os níveis de confiança dos empresários estão particularmente elevados.
Mais: o crescimento do investimento em 2017 poderá ser ainda mais expressivo, se os principais parceiros comerciais de Portugal tiverem uma recuperação mais acentuada do que a que está atualmente projetada.
Contudo, tal como acontece com a projeção para o conjunto do PIB, esta aceleração não se deverá repetir em 2018. No próximo ano, o investimento deverá crescer apenas 2,3%. A atividade económica acompanha esta tendência, com um crescimento previsto de apenas 1,6%.
Segundo a OCDE, uma forma de aproveitar a confiança dos empresários é acelerar a solução para o malparado dos bancos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
OCDE prevê investimento a crescer ao ritmo mais alto desde 1998
{{ noCommentsLabel }}