Entrevista a Fernanda de Almeida Pinheiro. Edição de maio da Advocatus

  • ADVOCATUS
  • 8 Maio 2024

Na Advocatus de maio pode ler a entrevista à bastonária da Ordem dos Advogados e ainda especiais sobre ESG e a advocacia em prática individual.

Fernanda de Almeida Pinheiro tomou posse no dia 9 de janeiro de 2023 como bastonária dos Advogados. Tem 54 anos, é licenciada em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, tendo exercido a profissão como advogada de empresa entre 2002 e 2007 e como Diretora de Recursos Humanos, junto de sociedades da área das Tecnologias de Informação.

Em entrevista à Advocatus, fez um balanço do seu primeiro ano de mandato, falou das expectativas relativamente à nova ministra da Justiça e do que ainda tem de ser feito na tabela de acesso ao direito, na Caixa de Previdência e relativamente ao estatuto dos advogados. E explicou a decisão do investimento que a Ordem dos Advogados vai fazer num imóvel de 3,4 milhões de euros.

Fernanda de Almeida Pinheiro, bastonária da Ordem dos Advogados, em entrevista ao ECO/Advocatus - 15ABR24
Fernanda de Almeida Pinheiro, bastonária da Ordem dos Advogados, em entrevista ao ECO/AdvocatusHugo Amaral/ECO

As empresas vão aumentar o investimento nas três vertentes de sustentabilidade e, em Portugal, o setor da advocacia também está focado em investir em mais políticas de ESG nos próximos anos. No horizonte há várias políticas e medidas para serem implementadas. Ainda assim, há desafios.

Nesta edição a Advocatus foi também o outro lado da advocacia, a em prática individual. Daniela Aires dos Santos, João Massano e Márcia Martinho da Rosa são três advogados que optaram por este tipo de prática que ronda os 85% da classe. A Advocatus foi conhecer as suas histórias e os motivos das suas escolhas. Os desafios são vários, mas todos garantem que não se veem a voltar para um escritório de advogados.

Ana Rita Paínho, sócia da Sérvulo & AssociadosHugo Amaral/ECO

Ana Rita Paínho é a advogada do mês desta edição. A sócia da Sérvulo assumiu a liderança da nova área de Direito Espacial da firma e explicou o novo desafio. Ainda assim, não avançou que impacto financeiro terá esta área na firma. Considera também que os escritórios de grande dimensão devem apostar nas áreas de inovação que as levem a uma diferenciação e que destaquem o seu “papel de contribuição para o desenvolvimento de tecnologias e setores de atividade inovadores”.

A. Barreto Menezes Cordeiro, sócio da Menezes Cordeiro, fez um balanço dos cerca de seis meses de atividade do escritório. À Advocatus, revelou que quando apostaram neste projeto tinham em mente ser a primeira sociedade de jurisconsultos em toda a comunidade de língua portuguesa. Assim, uma possível expansão será para todas as comunidades lusófonas. Descubra todos os pormenores na rubrica sociedade do mês.

Menezes Cordeiro em entrevista ao ECO/Advocatus - 18SET23
Menezes Cordeiro em entrevista ao ECO/AdvocatusHugo Amaral/ECO

A TELLES assessorou 100% da venda do grupo líder em Portugal na indústria dos laticínios constituído pelas sociedades Sequeira & Sequeira (S&S), Lacticínios do Paiva, S.A. (Portugal), Lactopaiva Cabo Verde e Lactopaiva Moçambique, ao grupo líder mundial na indústria dos laticínios, Lactalis. Descubra todos os pormenores da operação na rubrica negócio do mês da 156.ª edição.

Assine a revista Advocatus aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Entrevista a Fernanda de Almeida Pinheiro. Edição de maio da Advocatus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião