Acionistas da Yahoo aprovam venda à Verizon por 4,48 mil milhões de dólares
Depois de meses de incerteza, o negócio sempre vai para a frente. A partir de terça-feira, a Yahoo será da Verizon, uma compra agora aprovada e que vai custar 4,48 mil milhões de dólares à operadora.
Os acionistas da Yahoo aprovaram a venda da empresa à operadora norte-americana Verizon, um negócio avaliado em 4,48 mil milhões de dólares. A fusão entre as duas empresas foi votada esta quinta-feira e deverá consumar-se na próxima terça-feira, pondo fim a meses de incerteza sobre se a compra se iria efetivamente realizar.
Outrora uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, a Yahoo tem atravessado sérias dificuldades que resultaram na decisão de vender a empresa, anunciada em fevereiro do ano passado. Em julho de 2016, a Verizon apresentou a proposta de compra no valor de 4,83 mil milhões de dólares.
Foi nessa altura que a empresa mergulhou num escândalo mundial ligado a dois grandes ataques informáticos que terão comprometido dados pessoais de pelo menos mil milhões de utilizadores. O problema valeu à Verizon um desconto sobre a compra no valor de 350 milhões de dólares, mas pesou na Yahoo sob a forma de dezenas de processos judiciais ligados aos ataques.
Alegadamente, um dos ataques informáticos foi prontamente descoberto pela Yahoo, que o encobriu e não avisou os utilizadores de que os seus dados podiam ter sido roubados. No final do ano passado, o público foi informado de outro ataque de dimensões ainda maiores, envolvendo mil milhões de contas sob a responsabilidade da empresa.
Agora o negócio deverá avançar, depois de a empresa, mesmo com os ataques, ter mantido números de utilizadores ativos muito satisfatórios. Para os trabalhadores, porém, a notícia traz dores de cabeça. Uma vez que a fusão irá gerar redundância em postos de trabalho, antecipa-se o despedimento de 1.000 a 2.000 colaboradores em ambas as companhias, avançou a Reuters com base em fontes anónimas.
A marca Yahoo será, doravante, mantida pela Verizon ao abrigo de uma empresa denominada Oath, que abrangerá também a AOL, já detida pela operadora. Os ativos da Yahoo que não vão ser incluídos na venda, tais como a Yahoo Japão e uma posição na Alibaba, darão origem a uma empresa independente, a Altaba.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Acionistas da Yahoo aprovam venda à Verizon por 4,48 mil milhões de dólares
{{ noCommentsLabel }}