O que é neurodiversidade e como pode ser um trunfo para as empresas? Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”

Estamos a viver mais, mas também a trabalhar durante mais tempo. Os portugueses trabalham, em média, 38,4 anos. Valor que dá título ao podcast do ECO sobre o que está a moldar o mercado de trabalho.

Todos temos cérebros únicos, mas uns funcionam de forma típica, enquanto outros fogem à norma. Recrutar trabalhadores neurodiversos implica, sim, adaptar o que sempre foi feito, mas os frutos valem a pena. Quem o diz é a coordenadora do programa de neurodiversidade da tecnológica Critical Software. Neste episódio do podcast “Trinta e oito vírgula quatro”, Catarina Fonseca explica-nos as vantagens de abraçar estes profissionais, que se distinguem, nomeadamente, pelo seu foco e produtividade, mas também as adaptações que têm de ser feitas para que chegar ao sucesso.

Ouça o episódio no leitor abaixo ou através deste link.

“Para nós, a diversidade das equipas não é uma opção. É uma vantagem competitiva“, sublinha a responsável, cuja empresa lançou em 2021, de forma pioneira em Portugal, um programa de recrutamento de pessoas com perturbações do espetro do autismo.

Hoje esse programa já conta com duas outras empresas (a Critical Techworks e a Nos), sendo que a vontade é continuar a inspirar a mudança no mercado de trabalho, adianta Catarina Fonseca.

 

O “Trinta e oito vírgula quatro” é um podcast de entrevistas quinzenais sobre as tendências que estão a fazer mexer o mercado de trabalho.

Estamos a viver mais, mas, à boleia, também estamos a trabalhar durante mais tempo. Numa década, a duração média estimada da vida de trabalho dos portugueses cresceu dois anos para 38,4. É esse o valor que dá título a este podcast e torna obrigatória a pergunta: afinal, se empenhamos tanto do nosso tempo a trabalhar, como podemos fazê-lo melhor?

Neste mês de junho, vamos explorar essa questão da diversidade e inclusão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O que é neurodiversidade e como pode ser um trunfo para as empresas? Ouça o podcast “Trinta e oito vírgula quatro”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião