BCP pode ser plano B para Caixa Económica Montepio

  • ECO
  • 10 Junho 2017

Solução poderia passar pela Fundação Millennium BCP, já que os estatutos do banco Montepio limitam a participação acionista a entidades da economia social.

O BCP pode vir a entrar no capital da Caixa Económica Montepio Geral. E já houve contactos com o Banco de Portugal para perceber como pode ser dado esse passo, já que os estatutos do banco Montepio limitam a participação acionista a entidades da economia social. A solução poderia então passar pela Fundação Millennium BCP, noticia este sábado o Expresso [acesso pago]. Oficialmente, o BCP desmente esta intenção, diz o semanário.

São já vários os bancos que pediram informações sobre o Montepio ao Banco de Portugal, já que o número de clientes e a quota de mercado do Montepio são fatores apetecíveis num cenário de consolidação. O semanário cita um ex-banqueiro, que diz que o interesse do BCP faz todo o sentido mas depende do preço. Isto numa altura em que o Banco Popular foi comprado pelo Santander por um euro, revelando que os bancos estão a ser avaliados por baixo.

Santana Lopes, Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Lisboa, também tem conhecimento do interesse de outros bancos no Montepio, enquanto avalia as condições de uma eventual entrada no banco. Diz o Expresso que o Provedor já foi abordado por responsáveis de outros bancos, informando que serão o Plano B caso a Santa Casa não avance. O que para acabou por ser um alívio para Santana Lopes, já que não será o responsável pelo “descalabro do Montepio” caso não haja acordo com a Santa Casa, referiu uma fonte próxima do Provedor que o Expresso não identifica.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP pode ser plano B para Caixa Económica Montepio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião