Agenda anticorrupção já está disponível para consulta pública
O relatório técnico que fundamenta a agenda anticorrupção já está disponível online e pode ser consultado durante 30 dias úteis.
Já está disponível para consulta pública o relatório técnico que esteve na base da agenda anticorrupção que contém 32 medidas, apresentado pela ministra da Justiça na semana passada. O processo de consulta pública estará aberto durante 30 dias úteis e é feito online através do preenchimento de um formulário disponível na plataforma de Consultas Públicas – Consulta Lex.
“Depois das consultas aos Grupos Parlamentares e às entidades com responsabilidades na luta contra a corrupção, o Governo convida todos os cidadãos interessados e todas as entidades (públicas ou privadas) a participar na consulta pública, que agora se inicia”, refere o Ministério da Justiça em comunicado.
O Governo sublinha que com este passo dão também significado a dois dos princípios constantes da agenda anticorrupção: o reforço do mecanismo da consulta pública e o aprofundamento do princípio do “Governo aberto”, fortalecendo a democracia na sua vertente participativa.
As medidas da agenda anticorrupção foram dadas as conhecer no dia 20 de junho, após terem sido aprovadas em Conselho de Ministros. Regulamentar o lóbi, ter atenção às autarquias e a sua relação com empresas locais, voltar a pôr na agenda a delação premiada, reforçando o seu alcance, criar uma “lista negra” de fornecedores do Estado e recorrer mais vezes aos advogados do Estado e menos a sociedades de advogados são algumas das medidas incluídas na agenda.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Agenda anticorrupção já está disponível para consulta pública
{{ noCommentsLabel }}