Morais Leitão lança novo serviço ligado às criptomoedas

O novo serviço da Morais Leitão dedica-se à investigação e tracing de criptomoedas e outros ativos virtuais. Este serviço oferece uma "nova camada" de segurança para bancos e empresas.

A Morais Leitão lançou um novo serviço de investigação e tracing de criptomoedas e outros ativos virtuais. Segundo a firma de advogados, com esta ferramenta reforçam a capacidade de resposta em investigações e compliance de criptomoedas e outros ativos virtuais, “oferecendo soluções eficazes e inovadoras para os desafios digitais atuais”.

Com a utilização de software especializado e a certificação em investigação de criptomoedas, a equipa de Defesa Digital da Morais Leitão passa a dispor de ferramentas para identificar e rastrear transações com criptomoedas. Este serviço oferece ainda uma “nova camada” de segurança para bancos e empresas na verificação de transações relacionadas com criptoativos.

Esta ferramenta e a certificação que obtivemos permitem-nos fazer o tracing completo, ou seja, o seguimento de transações com criptomoedas e outros ativos virtuais. As suas duas principais aplicações são, de um lado, a identificação da origem das criptomoedas, e, do outro, o seu destino final”, refere David Silva Ramalho, associado coordenador e responsável pela equipa de Defesa Digital.

O advogado explicou que a identificação da origem é útil em processos criminais, regulatórios e de prevenção de branqueamento de capitais, onde é necessário comprovar a licitude das criptomoedas. “Nesse caso, existindo uma narrativa ou uma suspeita de ilicitude das criptomoedas, é possível contraprovar rapidamente, com certeza e de forma graficamente expressiva e compreensível, que o trajeto dos valores tem proveniência lícita”, acrescenta.

O tracing do destino das transações é também fundamental em casos, designadamente, de furto ou fraude. “Agora podemos seguir o percurso das criptomoedas através de várias transações, identificando o ponto exato em que chegam a um Exchange, com todos os detalhes necessários – como o endereço de destino, a quantia e o momento da transação. Esta precisão permite acelerar o bloqueio e a recuperação dos ativos e uma atuação rápida, crucial para evitar a dissipação e a identificação dos autores”, refere o associado coordenador.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morais Leitão lança novo serviço ligado às criptomoedas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião