Lisboa cede com pressão da EDP Renováveis e Jerónimo Martins

Setor dos media protagoniza arranque tímido, depois de uma sessão em alta com o interesse da Altice em relação à dona da TVI. Bolsa nacional cede em linha com a Europa.

No total, são 11 cotadas que iniciam o dia em terreno negativo e colocam a bolsa nacional sob pressão, perante um arranque tímido para o setor dos media, aquele que mais se destacou esta segunda-feira depois do interesse tornado oficial pela Altice em relação à aquisição Media Capital.

O principal índice português, o PSI-20, abriu a cair 0,11% para 5.227,62 pontos. Mas se o BCP avança 0,55% para 0,24 euros, já outros pesos pesados como a EDP Renováveis e a Jerónimo Martins cedem ambos 0,34%, deixando Lisboa alinhado com as perdas matinais que se registam um pouco por toda a Europa.

“A abertura do mercado nacional deverá ser pautada por alguma prudência, em linha com as demais bolsas europeias”, notavam os analistas do BPI antes da abertura da bolsa, que direcionam o foco para três assuntos.

Em primeiro lugar, o BCP que vai “continuar a depender do sentimento dos investidores globais relativamente ao setor bancário europeu, que ontem foi caracterizado por um elevado otimismo após a liquidação de dois bancos italianos”. Depois a Galp, que estará sensível à tendência do petróleo. E, finalmente, “as ações nacionais mais expostas ao Brasil poderão ser condicionadas pelo pedido do Procurador geral da República Rodrigo Janot para que o presidente Michel Temer seja processado por corrupção passiva“.

Ainda em Lisboa, mas fora do índice de referência, destaque para o setor dos media. As ações da Impresa, dona da SIC, corrigem em baixa de 1,36% para 0,434 euros, depois do avanço de 10% na sessão desta segunda-feira na sequência da declaração da Altice ao mercado de que está em negociações para adquirir a Media Capital, dona da TVI. Já as ações da Media Capital ainda não negociaram nestes primeiros minutos. A Cofina ganha 0,75% para 0,403 euros.

Numa nota publicada esta terça-feira, o CaixaBI indica que o interesse da Altice na Media Capital “não é positivo para o setor, e caso este cenário se venha a concretizar, implicará possivelmente menor geração futura de cash-flow e menores margens EBITDA”.

Lá por fora, o dia também começou com sentimento negativo, embora as perdas não fossem além dos 0,5%. O DAX 30 alemão é quem mais cede, à volta de 0,43%. Em Paris e Madrid, os principais índices recuam 0,3% e 0,2%, respetivamente.

(Notícia atualizada às 8h29)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa cede com pressão da EDP Renováveis e Jerónimo Martins

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião